Publicidade

43 casos confirmados de hepatite A

Subiram para 43 o número de casos de hepatite A registados desde 1 janeiro a 18 de março deste ano. 

A Direção-Geral da Saúde (DGS) adianta que a “maioria dos casos são do sexo masculino (37 casos), com idade entre 20-49 anos, 37% em contexto de transmissão sexual (16 casos), e sem casos graves ou óbitos reportados”.

A DGS refere que do total de casos confirmados, “26 (60%) são de infeção adquirida em Portugal, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo (31 casos)”, sendo que “dezasseis casos são de estrangeiros residentes em Portugal”.

Ainda de acordo com a autoridade de saúde nacional, o “Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) identificou, entre os confirmados, 12 casos da estirpe do vírus da Hepatite A anteriormente identificada no surto que ocorreu entre 2016 e 2018, afetando vários países europeus, incluindo Portugal”.

“Os Países Baixos e outros países europeus reportam casos de hepatite A desde o final de dezembro de 2023, com perfil semelhante refere que a estirpe que circula atualmente é semelhante às que circularam na UE/EEE em 2016 e 2018, afetando principalmente Homens que fazem Sexo com Homens (HSH)”, adianta a DGS em comunicado, salientando que a “probabilidade de ocorrência de novos casos na UE/EEE é avaliada como elevada na população HSH”.

A DGS recorda que a “vacina contra a hepatite A é segura e altamente eficaz, e é a principal opção de prevenção e resposta no contexto atual”.

A DGS relembra que a “vacina contra a hepatite A está disponível mediante prescrição médica, em farmácias comunitárias”.

(Fotografia: DR/Foto ilustrativa)

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade