Procurar
Publicidade

3.ª edição do CICLO regressa em julho a Lousada

O Concurso Internacional de Canto Lírico de Lousada – CICLO vai regressar para a sua 3º edição, entre os dias 2 e 7 de julho. 

De acordo com a organização, este festival “já com muitas histórias para contar e um percurso que – apesar de jovem – se afirma em termos internacionais, com laureados seus a conquistar o mundo e a encher diferentes palcos”.  

Este concurso já está a ser preparado em diferentes países, sendo que muitos cantores dos 18 aos 36 anos estão já a preparar as suas árias.  

Segundo José Corvelo, diretor artístico do CICLO, “Não havia um concurso verdadeiramente internacional, capaz de dinamizar o norte do País neste campo cultural. Queríamos e queremos continuar a desenvolver esta plataforma de promoção e cruzamento de novos intérpretes, públicos e oportunidades – que ainda escasseiam – de ouvir reportórios e conhecer melhor as diversas dimensões do canto lírico”. 

Fotografia: CICLO (arquivo)

Por sua vez, Jorge Araújo da Associação de Cultura Musical de Lousada, “o CICLO foi um desafio que decidimos lançar e tem já resultados bem visíveis, na comunidade local como no panorama maior do canto lírico. Tudo isto a partir de uma região que vive intensamente o ensino e prática da música, como se pode ver pela dinâmica das escolas do Vale do Tâmega e, agora, ao fim de duas edições, pelos números e pela repercussão que este concurso tem já a nível internacional”. 

O Júri da 3ª edição CICLO 2024 é constituído por Cesário Costa (Maestro); Ana Paula Russo (Soprano | Professora na Escola de Música do Conservatório Nacional e Academia de Música de Almada); André Cunha Leal (Programador | Diretor Musical da CisterMúsica | Director Artístico da ProArt); Ettore Nova (Barítono | Diretor Dep. Música da UNIGLOBUS | Diretor Artístico da Ripatransone Opera Leonis Festival) e Aquiles Machado (Tenor | Dir. Artístico de Educa Más que Ópera | Dir. Artístico de Amigos de la Ópera da Corunha |Professor de Canto do Conservatório Itinerante Simón Bolivar) 

Desde o passado dia 20 de março estão abertas as candidaturas, sendo as eliminatórias nos dias 2 e 3 de julho e a meia-final a 5. A grande final será realizada no dia 6 e o programa encerra com o concerto de loureados no dia 7 de julho.  

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade