Tal como é tradição, a Misericórdia de Lamego colaborará na organização da procissão do Senhor Morto e da Procissão das Sete Bandeiras, um dos omentos altos deste evento e cuja programação religiosa e cultural.
Citado em comunicado, o provedor da Misericórdia de Lamego, António Carreira, destaca que a instituição dará um “contributo precioso para a valorização das solenidades religiosas que decorrem durante a Semana Santa de Lamego e a celebração pascal”.
“Associamo-nos, com um sentimento de profunda alegria e devoção, a este evento único, repleto de tradições seculares que tornam esta cidade num cenário privilegiado da vivência da Paixão de Jesus Cristo”, afirma.
Refira-se que os “Irmãos da Misericórdia de Lamego voltam a desfilar na sexta-feira Santa, 29 de março, durante a Procissão do Senhor Morto, presidida por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego”, sendo que o “percurso noturno tem início e fim na Igreja das Chagas e será acompanhado pelos Irmãos trajados a rigor, contando também com a participação da Filarmónica de Magueija”.
No dia anterior, participam na Procissão das Sete Bandeiras – Sete Tribunais que parte da Igreja das Chagas, às 21 horas.
A Igreja da Misericórdia de Lamego acolhe, ainda, no domingo de Ramos, pelas 10 horas, a cerimónia de Bênção de Ramos, antes da procissão desfilar rumo ao Centro Paroquial de Almacave.
A programação da Semana Santa tem início a 13 de março e estende-se até ao último dia do mês.
(Fotografia de destaque: DR/Misericórdia de Lamego/arquivo)