Procurar
Publicidade

Lamego instala armadilhas para captura de vespa asiática

A Câmara Municipal de Lamego irá instalar mais de 100 armadilhas, em locais estratégicos, para proteger as abelhas europeias e salvaguardar o ecossistema local.

Esta medida procura responder ao crescente desafio de combate à vespa asiática, uma colaboração a ser implementada pelas juntas de freguesia de Lamego.

A instalação das armadilhas está em sintonia com o início da atividade desta espécie não indígena, invasora e predadora da abelha europeia. Devido à subida da temperatura, as vespas fundadoras emergem da hibernação, representando uma ameaça à biodiversidade, assim sendo, o principal objetivo é capturá-las antes que formem ninhos primários, controlando assim a sua proliferação. 

A colaboração entre o Município de Lamego e as juntas de freguesias refletem um esforço unido para proteger os recursos naturais essenciais para a sustentabilidade do território e garantir o aparecimento de novos ninhos.

A supervisão contínua desta medida é feita pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), permitindo uma avaliação pormenorizada das áreas mais críticas à presença da vespa asiática.

A aquisição destas armadilhas foram adquiridas ao abrigo do projeto “GESVESPA DOURO: Gestão intregada da Vespa velutina no Douro” , promovido pela Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDOURO), cofinanciado pelo PO SEUR.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade