EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
Procurar
EM DIRETO
Publicidade

GNR alerta para burlas. Ilícito aumentou em 2023 face a 2022

Com o objetivo de contribuir para a prevenção e o combate aos diversos tipos de burlas, a Guarda Nacional Republicana alerta para a necessidade de sensibilizar os diferentes públicos-alvo para os diferentes tipos de burla.

As autoridades destacam que “em 2022, foram registados pela Guarda 17 969 crimes de burla, onde predominam as burlas informáticas e nas comunicações com 6 518 ocorrências e burlas com fraude bancária com 2 630 registos”.

Ainda de acordo com as autoridades, “no ano 2023, verificou-se um aumento face ao ano de 2022, registando-se 21 548 crimes de burla, destacando-se a burla informática e nas comunicações com 7 303 ocorrências e burla com fraude bancária com 3 079 registos”.

“Em ambos os anos apurou-se que os distritos do Porto, Setúbal e Lisboa os mais afetados, pese embora existam ocorrências dispersas por todo o território nacional”, refere a nota informativa que a GNR partilhou no seu site oficial.

Ainda de acordo com a GNR, apurou-se que as “ocorrências com mais incidência dizem respeito ao modo de atuação de compra e venda de bens, MB Way e publicações na internet, como se reflete na seguinte tabela”.

A Guarda Nacional Republicana aconselha a que “não aceite métodos de pagamento que desconhece nem siga instruções de estranhos; informe-se primeiro sobre qualquer serviço novo de pagamento junto do seu banco e nunca adicione/associe um número de telemóvel que não seja o seu ou que desconhece a serviços bancários”.

A Guarda adverte para que não forneça “dados confidenciais ou pessoais via correio eletrónico ou SMS; não siga ligações recebidas via correio eletrónico ou SMS e verifique o extrato da sua conta bancária com regularidade”.

As autoridades esclarecem que “nas ocorrências com recurso à plataforma MB Way, por norma, o suspeito contacta a vítima, mostrando-se interessado em comprar determinado produto que se encontra à venda online (ex: redes sociais, plataformas de venda online) e refere que pretende efetuar o respetivo pagamento através da plataforma MB Way, alegando ser uma forma mais fácil e eficaz”.

Para compras na internet de forma segura, a GNR aconselha, ainda, que “comprove que a loja online é segura, procure informações sobre a mesma na Internet, nomeadamente se dispõe de endereço físico, número de telefone, email e fax; assegure-se que na página web aparece identificado o responsável da loja online e a sua localização e desconfie sempre das ofertas demasiado atrativas, promoções imperdíveis e valores muito abaixo do mercado”.

As autoridades advertem, ainda, para a necessidade de se certificar se “o site adota medidas de segurança para garantir a privacidade dos seus dados; após a compra fique atento ao seu extrato bancário; tenha um antivírus atualizado no seu computador” e “faça compras em páginas seguras. Para efetuar esta verificação, confirme que o endereço começa por “https://”.

No que respeita aos conselhos para evitar burlas, a GNR aconselha a que “confirme a identidade do vendedor/comprador; suspeitar de valores abaixo do valor de mercado; suspeitar dos intermediários envolvidos no negócio e apurar, no momento da visita/teste, todos os pormenores do negócio”.

As autoridades recomendam, ainda, a que “antes de entregar a documentação do veículo, confirmar a efetividade da transferência bancária/pagamento”.

“Em caso de burla, a vítima deverá denunciar o crime ao posto policial da área de residência, por forma a que se consiga adequadamente monitorizar e melhor gerir os recursos disponíveis”, avisa a Guarda

A GNR refere, ainda, que poderá apresentar a referida queixa por via eletrónica, utilizando a plataforma digital constante no endereço  ttps://queixaselectronicas.mai.gov.pt.

(Fotografia: DR/foto ilustrativa)

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade