José Manuel Neves tomou posse esta sexta-feira como presidente da Associação de Futebol do Porto (AFP) para o quadriénio 2024-2028, tendo sido reeleito em lista única nas eleições que ocorreram também esta sexta.
No seu discurso de tomada de posse, o líder associativo recordou o mandato anterior, marcado pela pandemia, afirmando, contudo que a AFP “soube reerguer-se e hoje somos mais fortes do que éramos”.
José Manuel Neves, apontou ainda: “Éramos, em 2020, cerca de 30 mil atletas – somos hoje 44 mil. Éramos, em 2020, cerca de 240 clubes – somos hoje 490. Éramos, em 2020, 1800 equipas – somos hoje mais de 2400 equipas. Cientes das limitações impostas, comprometemo-nos a não parar e a avançar com os pressupostos que defendemos na nossa candidatura: – A aposta no futebol e futsal feminino – mais do que duplicamos o número de atletas e somos hoje a maior Associação do país em número de jogadoras – cerca de 3000; – Reorganizamos as nossas provas, também elas muito afetadas pela Pandemia – tornando os campeonatos mais competitivos”.
O presidente da AFP, sublinhou ainda os desafios para o futuro: “Comprometemo-nos a continuar o caminho que, até agora, temos traçado junto das autarquias, parceiros absolutamente fundamentais, no sentido de encontrar soluções articuladas para desenvolver o futebol e o futsal, com especial atenção à carência de infraestruturas”.
A futura Academia é uma das grandes bandeiras para este novo mandato: “É um projeto ambicioso e depois de concluída terá um impacto direto na organização da Associação de Futebol do Porto. Esta infraestrutura permitirá consolidar a aposta nas seleções distritais; centralizar e otimizar a nossa atividade na formação de árbitros, dirigentes e treinadores”.