O jovem cineasta, já com vários filmes realizados, destacou, em declarações ao Novum Canal, que o seu mais recente projeto cinematográfico é um tributo aos docentes e dá a conhecer a dura realidade com que muitos professores se veem confrontados.

“Em honra de quem nos dá tanto, acompanhamos o testemunho do dia-a-dia de vários professores portugueses, constatando a realidade e verdadeiro estado desta nobre profissão em Portugal. As suas histórias. As suas vidas. As suas lutas. Professores que lidam com crianças, adolescentes e jovens adultos. Professores com 30, 40 e 50 anos de idade. Professores de esquerda, de centro e direita. Mas, acima de tudo, seres humanos que merecem o devido respeito e apreço por parte de quem tem poder para lhes providenciar tal”, lê-se na sinopse a este trabalho.

Miguel Ferreira refere que, também, ele vem de uma família de professores e que se inspirou na história de um professor de educação física, que ficou colocado a vários quilómetros de distância da sua residência, em Ponte de Lima, e que face às inúmeras dificuldades em arranjar uma habitação, transformou a sua carrinha num T0.
“Esta é a lição mais importante das suas vidas”, lê-se, ainda, na sinopse oficial do filme que estreia de forma presencial, pelas 19h30, num coffee shop/cafetaria nas Termas de S. Vicente, em Penafiel, sendo divulgado online, no Facebook e Instagram, meia-hora depois, pelas 20h00.

O filme conta com a realização de Miguel Ferreira, sendo produzido por Edgar Fernandes e Miguel Ferreira.
A Assistência de Produção é da responsabilidade de Carlos Ramos Cruz e Mariana Brito
O “making of” é de Samuel Barbosa.

O documentário “Sem Professores Não Há Políticos”, conta, ainda, com testemunhos de Germano Ferreira, Rui Garcia, Cristiana Martins, Berta Amaral e Maria Vieira.
O cartaz oficial é de Inês Cruz.
