Procurar
Publicidade

Moinhos de Argontim estão a sofrer obras de valorização

Os Moinhos de Argontim,  em Celorico de Basto, estão a sofrer obras após a aprovação da candidatura “Recuperação e valorização dos Moinhos de Argontim” integrada na medida Renovação de Aldeias do PDR2020 submetida pela Junta de Freguesia do Rego com apoio técnico do Município de Celorico de Basto.

A autarquia destaca que este é um “elemento patrimonial de interesse relevante tal como está inventariado na carta do Património do PDM”, salientando que a intervenção nos “Moinhos de Argontim incide na recuperação e beneficiação do Núcleo Museológico do Planalto da Lameira”.

Com esta intervenção pretende-se, ainda, proceder à “recuperação e beneficiação paisagística e ambiental do Circuito/ Percurso Turístico dos Moinhos de Argontim”.

A autarquia declara que fazem parte do “Circuito/ Percurso Turístico dos Moinhos de Argontim, os moinhos de água existentes, bem como o Núcleo Museológico do Planalto da Lameira”.

“Este circuito localiza-se na Freguesia do Rego, concelho de Celorico de Basto, ao longo do Rio Bugio”, refere o município que adianta que este é u m espaço constituído por vários “moinhos, uma serração de madeira movida a água, uma azenha, e um alambique”.

Fotografia: DR/Câmara de Celorico de Basto

“O Núcleo Museológico do Planalto da Lameira foi instalado no edifício onde outrora funcionou uma serração de madeiras cujo engenho primitivo funcionou movido por roda hidráulica”, lê-se, ainda, na nota que nos foi enviada que recorda que “no interior do edifício é possível observar todo o mecanismo da serração em funcionamento e um limador”.

 O espaço alberga ainda uma “moagem de duas mós e uma exposição temática de arqueologia”.

A exposição patente nesta sala remete, sobretudo, para os “aspetos da exploração dos recursos agrícolas em dois grandes momentos: ao longo da pré-história e na época romana”.

A candidatura é financiada pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) com uma taxa de apoio de 80%.

A obra está a ser realizada pela junta de freguesia do Rego com o apoio da câmara municipal.

(Fotografia de destaque: DR/Câmara de Celorico de Basto)

 

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade