O Centro de Fermil e a sede da junta de freguesia de Canedo de Basto e Corgo, dois espaços geridos respetivamente pela junta de freguesia de Veade, Gagos e Molares e a junta de freguesia de Canedo de Basto e Corgo, contam com salas devidamente apetrechadas e orientadas para este regime de trabalho. A criação destes espaços foi um desafio lançado pela Câmara Municipal às juntas de freguesia.
Citado em comunicado, José Peixoto Lima, presidente da câmara municipal de Celorico de Basto, afirma que o objetivo é “criar condições de trabalho para muitos profissionais independentes que não têm um espaço físico para desenvolver a sua atividade. Estes espaços coworking são espaços democráticos, direcionados a vários profissionais de diferentes áreas, onde poderão desenvolver os seus projetos sem o isolamento de tralhão em casa e as distrações naturais dos espaços públicos. Uma necessidade cada vez mais premente considerado que há cada vez mais nómadas digitais a passar pelo nosso concelho e a precisar destes espaços para realizar as suas tarefas profissionais”.
Num futuro breve, na sua fase de conclusão, serão disponibilizados mais 2 espaços coworking, um na vila de Celorico de Basto e outro no polo urbano da Mota.