Procurar
Publicidade

Castelo de Arnoia e Centro Interpretativo com obras de reabilitação

A intervenção pretende beneficiar o castelo e tem como objetivo reabilitar de forma contundente o Centro Interpretativo do Castelo que serve como espaço de preservação e difusão de conteúdos históricos e arqueológicos alusivos ao Castelo e à antiga Villa de Basto.

A autarquia destaca que a “renovação no castelo assenta na limpeza do espaço interior, na recuperação do gradeamento de acesso à torre de menagem, as estruturas de madeira interiores dessa torre, tal como algumas elementos do vigamento e o próprio deck, cuja estrutura de madeira bem como os perfis metálicos encontram-se degradados”.

O Centro Interpretativo do Castelo encontra-se em estado de degradação, verificando-se assim urgência na sua reabilitação.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Domingos Teixeira, destaca que “estes são espaços têm que ser dignificados e preservados, são o reflexo da nossa história enquanto povo, memórias de uma existência secular que nos engrandece e honra”.

“Estas obras pretendem reabilitar anos de utilização e o desgaste do tempo”, frisa.

Fotografia: DR

No Centro Interpretativo pretende-se “recuperar o pavimento das salas expositivas bem como recuperar as paredes exteriores e interiores que se encontram fissuradas”.

A intervenção proposta quanto ao percurso terrestre consiste na requalificação dos percursos existentes.

 “Mediante a Carta do Património do PDM, o castelo é visionado como elemento patrimonial de interesse relevante, classificado como monumento nacional e único Castelo da Rota do Românico”, refere o município.

Esta intervenção resulta de uma “candidatura submetida e aprovada ao Programa Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020), num investimento superior a 140 mil euros”.

 (Fotografia de destaque: DR)

 

 

 

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade