Publicidade

Feira do Fumeiro decorre até este domingo

Decorre até amanhã em Baião, a 18.ª Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos, certame enogastronómico de referência no concelho e na região, conhecido pela qualidade dos seus produtos e que conta com vários produtores do concelho.

O presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira, destacou, em declarações ao Novum Canal, que este é um evento que reúne produtos de “excelência” que já atingiu a “maturidade”, sendo um ponto para muitos produtores escoarem os seus produtos, mas, também, um veículo para alavancar a economia local.

“A minha expetativa é que reste evento supera as expetativas em números de visitantes, o certame além do fumeiro dá a conhecer produtos endógenos de grande qualidade. O Douro Verde é único e quem visita esta feira terá oportunidade de degustar estes produtos, mas também usufruir de toda uma programação cultural preparada para o efeito”, disse, assumindo que este certame é, também, um veículo e um motor para dar a conhecer o concelho, potenciar o turismo e a gastronomia do território

O chefe do executivo enalteceu, ainda, a presença dos vinhos num certame que tem para oferecer o melhor da doçaria e o artesanato do concelho.

“Nos últimos anos, o fumeiro tem vindo a crescer e muitos dos produtores que viam no fumeiro um complemento ao rendimento estabeleceram-se por conta própria e, agora, vendem fumeiro durante todo o ano”, atalhou, apontando o Festival do Anho assado e Arroz do Forno, o Agro Douro Verde, a Festa do Peixe do Rio e a Feira do Vinho Verde e das Tasquinhas como produtos e eventos a ter em conta.

“A criação da casa de Baião no Porto trouxeram as pessoas ao concelho, a gastronomia era um aliciante interessante, fez com que conseguíssemos divulgar o turismo, potenciar os produtos endógenos locais e fomentar a restauração e hotelaria”, manifestou.

João Gaspar, expositor de vinhos, relevou a importância deste certame para o setor, para os produtores e para a valorização da economia local.

“Há 12 anosa que fazemos este certame. Temos uma casta da sub-região de Baião, é um dos nossos melhores vinhos. A feira serve para divulgar, fazer um pouco de marketing e angariar novos clientes”, disse, frisando que este certame é uma referência para todos os produtores e um veículo para a promoção do que melhor se faz em Baião.

Fátima Azevedo, proditora de fumeiro, relevou, também, a importância desta feira.

“Faço a feira há 18 anos, tenho um comércio de produtos locais e com esta feira passei a participar no certame.  Todos os anos faço questão de participar. Aproveito para divulgar os meus produtos”, adiantou, reconhecendo que esta feira é uma referência na região e mesmo no Alto Douro.

José Pereira, produtor de fumeiro, enalteceu, também, a importância e o valor acrescido deste certame.

“A feira é um excelente ponto de venda, ajuda a promover o que há de melhor, damos a conhecer os vinhos, a gastronomia e os recursos endógenos do concelho”, disse, assumindo que o objetivo destes eventos passa, também por angariar novos clientes.

Jéssica Monteiro, expositora de fumeiro, declarou que apesar do mau tempo no domingo os visitantes vão encher o recinto onde decorre este certame.

“Acredito que as pessoas vão aparecer, há muitos visitantes que vêm cá pelo fumeiro, que é de excelente qualidade. A feira é também um cartão de visita para dar a conhecer a gastronomia, os doces e os vinhos”, retorquiu, esclarecendo que todos os produtos que comercializa são confecionados seguindo os métodos artesanais.

“São produtos de valor acrescentado confecionados de forma artesanal”, atalhou.

Hugo Carvalho, de Santa Marinha do Zêzere, concelho de Baião, afinou pelo mesmo diapasão quanto à importância deste certame.

“É um evento de referência no concelho e a Casa das Hortas, maior produtor de vinha da região, faz questão de estar presente. Aproveitamos para dar a conhecer as novidades, potenciar novos clientes de toda a região”, confirmou.

 

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade