Publicidade

Atividades focadas no consumidor

No âmbito do Dia Mundial do Consumidor e do Plano Anual de Atividades desenvolvido pelo CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor do Município de Amarante, que este ano celebra 9 anos de existência, estão pensadas várias iniciativas, de 11 a 15 de março, com vista a esclarecer e sensibilizar o consumidor.

De 11 a 15 de março, serão realizadas seis diferentes atividades. “Os desafios relacionados com o consumo são diários e estão em permanente evolução sendo de realcar os que decorrem  da expansão das compras online. Nesse sentido, acreditamos que a constante aposta no esclarecimento e na sensibilização dos consumidores é um caminho que continua a ser necessário. Esperamos através destas propostas conseguir contribuir para uma sociedade mais informada sobre os seus direitos e deveres”, sustenta a vereadora com o pelouro da Defesa do Consumidor, Rita Marinho Batista.

 Logo no dia 11 a Casa da Portela acolhe uma Sessão de Informação sobre “Fundo Ambiental: Balcão de Habitação e Energia”, a partir das 14h30, dirigida a Juntas de Freguesia e público em geral. Programa vale de eficiência energética; bilha solidária e edifícios mais sustentáveis – são algumas das temáticas a abordar pela ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias.

A 12 de março será realizado um Webinar destinado a comerciantes, com a presença do diretor do Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Ave, Tâmega e Sousa (TRIAVE), Pedro Sousa e da vereadora com o pelouro da Defesa do Consumidor, Rita Marinho Batista, no âmbito do Protocolo com o Município de Amarante e o TRIAVE, desde 2020. A sessão online, a partir das 16h00, terá em discussão temas como a arbitragem para resolver conflitos de consumo de baixo valor, qual o objetivo e em que situação se pode aplicar esta resolução alternativa de litígios. 

Uma “Conversa na Rádio” e duas Sessões de Informação sobre “A Importância da Literacia Financeira nas Camadas mais Jovens” para alunos da Escola Secundária de Amarante e do Conservatório de Amarante são as ações previstas para dia 13 de março, em parceria com a economista Ana Passos da DECO. Gestão da semanada/mesada; Dicas de poupança; Definição de bens essenciais e bens supérfluos e Conta bancária são as temáticas que serão abordadas junto dos estudantes. A “Conversa na Rádio” contará com a presença da vereadora e o Comandante do Destacamento Territorial da GNR de Amarante, Capitão Luís Alves. Práticas comerciais desleais e agressivas; Contactos porta-a-porta; Burlas e Venda de produtos milagrosos são os temas que estarão em destaque para os ouvintes. As atividades terminam a 15 de março, precisamente quando se assinala o Dia Mundial do Consumidor com uma Sessão de Informação destinada a Técnicos dos Serviços de Apoio Social. Medidas “Mais Habitação” emanadas pelo Estado e Direitos e Deveres estarão em destaque no evento que acontece, a partir das 9h30, na Casa da Portela.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade