EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

Recomeçam obras da Casa da Democracia de Valongo

As obras da Casa da Democracia Local vão recomeçar. O auto de consignação da nova empreitada realiza-se este sábado, dia 10 de fevereiro, às 11h30, no auditório Dr. António Macedo do Fórum Vallis Longus, em Valongo, sendo que obras foram adjudicadas pelo valor de 13.994.003,26 euros, com um prazo de execução de 480 dias.

A Casa da Democracia Local que se encontra localizada numa zona central, entre a Avenida Emídio Navarro e a rua Visconde Oliveira do Paço, vai  albergar os “serviços administrativos da autarquia que se encontram dispersos pelo município de Valongo, substituindo os atuais paços do concelho que estão provisoriamente instalados há quase 35 anos num prédio de habitação localizado na Avenida 5 de Outubro”.

“Mais do que um edifício de serviços político-administrativos, será sobretudo um espaço aberto à participação da comunidade, com espaços dedicados à cultura e à cidadania”, refere a autarquia.

Citado e comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, destaca que o seu executivo tem “muita esperança neste novo espaço para a comunidade, que será um local de visitação, de encontro e de debate, onde vamos privilegiar a interação com os cidadãos e consagrar os valores da Democracia”.

“A Casa da Democracia Local será um projeto marcante, diferenciador e inovador que permitirá não só aos munícipes das cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo e das vilas de Campo e Sobrado, mas também aos visitantes nacionais e internacionais, ter uma experiência diferente da fruição de um edifício de génese administrativa da nossa democracia local, mas agora também com uma nova apropriação de caráter mais cultural e cívica”, salienta.

fotografias: DR

O município esclarece que o projeto é da autoria do arquiteto Miguel Ibrahim, remetendo para a “figura da trilobite, marca geológica mais antiga deste território” que permitirá “acolher uma humanização do novo edifício e da praça, como espaço de apropriação e utilização pública”.

Este novo espaço reconhece, ainda de acordo com a autarquia, “desde o primeiro momento o potencial e o valor estratégico dos elementos patrimoniais do concelho de Valongo (Serras e Rios, Trilobites, Romanos, Regueifa e Biscoito, Brinquedo Tradicional Português, Bugios e Mourisqueiros, Ardósia, Santuário de Santa Rita, Ferroviários)”.

“ O edifício foi conceptualizado em torno de três grandes valores: transparência, flexibilidade e sustentabilidade, que evidenciam a fundação do edificado que se ergue a partir do Princípio da Igualdade, consagrado na Constituição da República Portuguesa”, realça o município.

A câmara avança que a “Casa da Democracia Local começou a ser construída em 2021 e deveria ter sido concluída em agosto de 2023, mas as obras foram suspensas por reiterado e grave incumprimento contratual por parte da anterior empresa responsável pela construção”.

 

(Fotografias: DR)

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade