O Auditório Municipal de Felgueiras vai receber, pelas 13h30 do dia 21 o ciclo “A conversar podemos eliminar a violência”, que entra este ano na sua terceira edição, que terá como foco a capacitação e empoderamento das vítimas de forma a reduzir a reincidência.
“No que concerne à reincidência, existem várias razões para uma vítima se manter numa relação violenta e ser, por esse motivo, considerada como reincidente neste tipo de relacionamento abusivo. Entre essas razões estão o facto de as vítimas não reconhecerem o comportamento do/a companheiro/a como violento, terem a expectativa que, com o tempo, estes/as mudem de comportamento ou por quererem continuar a investir no relacionamento, seja por dependência emocional, dificuldade em aceitar que a relação não resultou e/ou dependência económica e financeira”, refere uma nota enviada pela Unidas.
“Nesse sentido, pretende-se com este workshop identificar e interpretar os principais fatores que levam uma vítima a manter-se numa relação violenta e dar a conhecer estratégias de empoderamento que lhe permitam reduzir e evitar a reincidência”, sublinha.
O workshop contará com as intervenções de Célia Isabel Lima Ferreira, Professora da Universidade Lusófona do Porto, de Pedro Silva, Psicoterapeuta e Head Coach Boxing da Skills Academy, e de Mariana de Sousa Monteiro, Dinamizadora do Grupo “Mulheres e Mães de Coragem” do Município de Lousada. A sessão será moderada por Liliane Queirós, Conselheira Local para a Igualdade do Município de Felgueiras.