EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

LIPOR continua projeto “Rolha a Rolha Semeie a Recolha”

Projeto da LIPOR “Rolha a Rolha Semeie a Recolha”, continua a incentivar a reciclagem de rolhas de cortiça.

A LIPOR continua o projeto “Rolha a Rolha Semeie a Recolha”, que pretende continuar a incentivar a reciclagem de rolhas de cortiça, e no ano de 2023, 2 anos após o início do projeto, já aderiram mais de 490 estabelecimentos. 

De acordo com a LIPOR, “em 2023, 490 Estabelecimentos (Restaurantes, hotéis, cafés e padarias) dos municípios da Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, têm dado um importante contributo para o projeto Rolha a Rolha Semeie a Recolha, entregando para reciclagem 1200 kg de rolhas de cortiça, o que perfaz um total de 240.240 rolhas de cortiça recolhidas, evitando assim a emissão de 286,75 kgCO2e, para a atmosfera”. 

Fotografia: LIPOR

No mesmo comunicado, a empresa aponta que “são diversas as vantagens ambientais associadas às rolhas de cortiça recolhidas, pois são transformadas e reintegradas em revestimentos, isolamentos, memoboards, caiaques de alta competição, raquetes de badmínton, bolas de ténis e de críquete, componentes de automóveis e aviões, peças de design e de moda e uma multiplicidade de outros fins”. 

A LIPOR sublinha que “resultado deste esforço, os Municípios irão proceder à plantação de cerca de 4 800 árvores, permitindo que 29 867 pessoas respirem um dia inteiro, pois armazenam 10 toneladas de carbono. É também o equivalente a 105 quilómetros de viagem de um voo comercial, ou até ao arrefecimento de 5 aparelhos de ar condicionado durante 11 anos”.  

Esta iniciativa, desenvolvida pela Quercus, a LIPOR e os seus Municípios Associados com o objetivo de incentivar a reciclagem da cortiça, “visa contribuir para a reflorestação em Portugal, já que por cada 50 rolhas recolhidas, é plantada uma árvore autóctone, em parceria com a BA Glass, Corticeira Amorim e Extruplás e no âmbito do Green Cork, projeto criado em 2008 pela Quercus em parceria com a Corticeira Amorim e o Continente”. 

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade