Segundo o INEM, estes centros atenderam, no ano transato, “4.149 chamadas por dia, o que perfaz cerca de 173 chamadas por hora”.
Ainda de acordo com o INEM “em 2023, o CODU recebeu 1.514.529 chamadas, entre as quais as recebidas via 112 para assistência a vítimas de acidente ou doença súbita, os pedidos de triagem por parte dos parceiros no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e as chamadas transferidas diretamente pelo Centro de Contacto do SNS (SNS 24)”.
“Em média, o CODU atendeu 4.149 chamadas por dia, cerca de 173 chamadas por hora”, refere o INEM na sua página oficial que salienta “contabilizaram-se um total de 1.415.455 meios de emergência médica acionados, entre ambulâncias de diferentes tipologias, motociclos de emergência, viaturas médicas de emergência e reanimação e helicópteros”.
O instituto destaca que no que diz respeito “à tipologia das ocorrências, os principais motivos que originaram chamadas para o CODU foram trauma, alteração do estado de consciência, dispneia e dor torácica”, sublinhando que a “colaboração de todos os cidadãos é fundamental para um correto funcionamento dos CODU”.
Refira-se que estes números foram dados a conhece no Dia Europeu do 112, que se assinalou no dia 11 deste mês.
Ainda no âmbito desta data, o INEM relembra a “importância da utilização adequada dos serviços de emergência e apela à colaboração dos contactantes durante as chamadas”.
Fotografia: DR/INEM/Facebook