A Misericórdia de Lamego destaca que “cada pessoa tem a sua patologia e cuidados diferenciados, respeitando-se a intimidade privada das famílias e dos dependentes”.
Ana Conceição Paiva e Fernando Fernandes, um casal de 90 e 94 anos de idade, já estão habituados a que as cuidadoras do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) da Misericórdia de Lamego entrem pela sua casa adentro para ajudar na higiene diária e levar o almoço.
Uma rotina que é cumprida todos os dias e que se tornou indispensável para terem qualidade de vida no conforto e segurança do seu lar.
“Estas senhoras são gente boa e uma ótima companhia”, dizem.
“Desde a sua fundação, este apoio estruturado é uma referência na prestação de cuidados de excelência ao domicílio no concelho de Lamego”, refere a Santa Casa da Misericórdia.
Citado em comunicado, o provedor António Pinto Carreira destaca que a instituição tem conseguido melhorar o bem-estar dos utentes.
“O nosso SAD é hoje uma resposta social associada a serviços de excelência, mas que dá muito mais. Conforta sempre os utentes com uma palavra amiga e um afeto, sendo muitas vezes a melhor companhia para os idosos que desejam continuar a viver, com total autonomia, em suas casas”, disse.
“A procura crescente por este serviço deixa-nos muito satisfeitos e já levou a um reforço dos recursos humanos afetos às nossas equipas”, explica.
Recorde-se que a Misericórdia de Lamego tem em vigor, desde finais de 2022, um acordo de cooperação com o Instituto da Segurança Social no âmbito SAD.
Este acordo garante a “comparticipação financeira das mensalidades a pagar e introduziu várias alterações nesta resposta social”.
Para dotá-lo das competências necessárias ao desenvolvimento de um trabalho de qualidade é feita uma aposta contínua na política de formação das cuidadoras.