Procurar
Publicidade

VisitMarco Shop inaugurada no Marco de Canaveses

Foi inaugurado, este sábado, no cais de Bitetos, na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no concelho do Marco de Canaveses, a VisitMarco Shop, um novo espaço que resulta da requalificação deste cais e que pretende dar a conhecer o artesanato, a restauração e outros produtos e atividades locais do concelho.

A presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, destacou, em declarações aos jornalistas, que este equipamento vem complementar a requalificação que foi empreendida na zona de Bitetos e que irá funcionar como um veículo potenciador do turismo e de outros setores.

“Esta requalificação foi inaugurada há sete meses. Este espaço com a praia fluvial, que tem uma excelente água balnear e é muito procurada, completa a praia de Bitetos. Pretendíamos dinamizar este espaço e melhor do que ter um espaço aberto, convidamos a Dolmen e a Associação de Artesãos do Marco de Canaveses a fazer a dinamização do mesmo”, disse, salientando que estas duas entidades pela experiência que têm todas as condições para dinamizar e conferir maior vitalidade a esta zona.

“O arquiteto quis ser abrangente, o anfiteatro, o enquadramento com o douro confere a este equipamento um espaço uma dimensão única que pode ser usado para potenciar o turismo, a economia local, mas, também, a indústria de extração do granito e a promoção cultural”, frisou.

Falando da requalificação de Bitetos, a chefe do executivo municipal confirmou que a obra está concluída.

“Este foi um projeto pensado, não foi um projeto fácil, coincidiu com a pandemia, com o início da Guerra da Ucrânia, mas terminou da melhor forma”, concretizou, admitindo que este é projeto que irá ter sucesso no Marco de Canaveses.

Glória Silva, presidente da Associação de Artesãos do Marco de Canaveses, recordou que este espaço será um equipamento de e para todos.

“Os artesãos irão trabalhar ao vivo, iremos ter várias novidades ligadas a esta área e estou convicta que este espaço será um mais-valia para todos”, disse, sublinhando que este equipamento será, também, um polo onde os visitantes e os turistas poderão comprar os produtos locais e ficar a conhecer um pouco melhor aquilo que é a economia local.

“Servirá, também, como espaço que poderá ser usado para a indústria de transformação e extração do granito”, frisou, recordando que associação integra 32 artesãos.

O presidente da Junta de Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, Domingos Neves, assumiu que VisitMarco Shop é um espaço que valoriza a freguesia e o concelho.

“A inauguração deste equipamento é motivo de orgulho para a freguesia e o turismo industrial é fundamental para a região. Este espaço é uma mais-valia porque passam aqui milhares de pessoas que veem de vários países. Como autarca quero relevar esta construção que além do turismo tem condições para promover a vertente cultural. Espero que seja possível criar e fazer deste equipamento uma espécie de mini Emergente no baixo concelho e que permita dar a conhecer os artistas das mais variadas áreas, os agentes culturais assim como a própria freguesia”, precisou.

 

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade