Procurar
Publicidade

CROA com mais adoções e esterilizações

O Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Lousada registou no ano passado um aumento exponencial no número de esterilizações, adoções e recolha de animais abandonados, face ao ano anterior. 

 

Os dados indicam que no ano de 2023, foram emitidos 409 vouchers de esterilização, duplicando o número face ao ano anterior. O número de adoções teve, igualmente, um aumento totalizando as 408. O número de animais recolhidos também cresceu, atingindo os 460 no ano passado. Um outro dado relevante é o número de animais eutanasiados que tem vindo também a decrescer. Exemplo disso são os números do ano de 2018, que estavam perto dos 90, e no ano passado foram abatidos seis animais por decisão médico-veterinária motivada pelo sofrimento associado a doenças incuráveis.

O vereador do Bem-Estar Animal, António Augusto Silva, adianta que “este ano vai ser lançado um programa de apoio ao acesso aos serviços médico-veterinários para animais de companhia de famílias carenciadas até ao limite de 500€ por animal/episódio clínico”.

Para além das campanhas de adoção realizadas, em que são oferecidas as esterilizações, as vacinas e o chip, existem outros projetos complementares. O município aderiu ao programa CED (Capturar- Esterilizar – Devolver) destinado a gatos em colónias (não aplicável a canídeos, de acordo com a legislação), tendo ainda um programa de apoio à esterilização de animais de companhia que estão a cargo de famílias carenciadas.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade