A autarquia destaca que este novo espaço permite aos visitantes observar um “valioso legado patrimonial da história e património do concelho, através da apresentação de um espólio arqueológico, documental e material que mostra a evolução do nosso município”.
Citado em comunicado, o presidente da autarquia, Nuno Fonseca, destacou a importância deste novo equipamento para o “reforço da identidade cultural e patrimonial de Felgueiras e dos felgueirenses”.
“Este projeto constitui-se como o centro nevrálgico de uma estratégia cultural e de proteção da identidade e memória dos felgueirenses e vem fortalecer a aposta cultural e turística que o município tem vindo a fazer”, disse.
Nuno Fonseca anunciou, ainda, que, em breve, será inaugurado o Museu Casa do Assento.
“Ficamos com uma rede de equipamentos culturais que se complementam, na qual se inserem a Villa Romana de Sendim e a Casa do Risco, bem como o Centro Interpretativo de Pombeiro em parceria com o Património Cultural, I.P”, expressou.

O arquiteto da obra, Joaquim Coimbra, fez uma breve apresentação do projeto inaugurado.
Paulo Monteiro, da empresa Gloribox, explicou o desenvolvimento da exposição.
Instalado num edifício histórico de Felgueiras (antiga escola primária – Sede nº 1 de Margaride), este espaço expositivo “Passado, Presente & Futuro” é constituído por três pisos e permite viajar pela história do homem no território.
“O “Passado, Presente & Futuro” é dotado de uma museografia inovadora que concilia a tradição com inovação”, refere o município que salienta que o “visitante terá a oportunidade de conhecer alguns dos momentos mais importantes de Felgueiras que vão desde a Pré-história, Romanização, Idade Média e Moderna, até à industrialização do território com particular incidência na indústria têxtil, metalomecânica e do calçado”.
A Loja Interativa de Turismo passou a estar integrada neste edifício, o que permite uma promoção “mais eficaz, pois o turista tem, além da oportunidade de visita das exposições, uma mostra das experiências que poderá viver em Felgueiras”.
A inauguração deste novo equipamento cultural ficou marcada pela apresentação da nova agenda digital denominada “Felgueiras Agenda”.
A autarquia adianta que este novo “meio de comunicação permite aos utilizadores acederem de forma intuitiva e rápida às ofertas culturais, desportivas, que o concelho tem para lhe oferecer trimestralmente”.
(Fotografias: DR)