EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
Procurar
EM DIRETO
Publicidade

Igreja de Fervença recebe os Cardo-Roxo

A Igreja do Salvador de Fervença, em Celorico de Basto, recebe, este sábado, o Ensemble Cardo-Roxo, no âmbito do ciclo de concertos Ad Orientem, que este grupo irá protagonizar em 12 monumentos até março de 2024.

A Rota do Românico destaca que o “Ensemble Cardo-Roxo, criado em 2012, dedica-se à descoberta, exploração e divulgação do repertório de tradição oral português e tem como ponto de partida as fontes musicais que sobrevivem até hoje em registos áudio, vídeo, partitura ou tradição viva”.

“Mantendo as características identitárias destas recolhas musicais, e através da mistura de instrumentos antigos e tradicionais (violas da gamba, gaitas de fole, alaúde, percussão, entre outros), da exploração vocal e da fusão estética, pretende criar uma sonoridade de grande originalidade e de surpreendente harmonia”, refere a Rota do Românico que adianta que “promovido pela associação cultural projeto Cardo, o Ad Orientem conta com a parceria do Património Cultural, I.P. e da Rota do Românico, e com o apoio da Direção-Geral das Artes e da Antena 2”.

A Rota do Românico declara, ainda, que “em cada um dos 12 espaços patrimoniais abrangidos pelo Ad Orientem será feita uma análise científica e empírica do seu comportamento acústico e das condições arquitetónicas e práticas com vista à realização de concertos e gravações profissionais”.

Fotografias: DR

“Para cada monumento foi selecionada para gravação uma canção tradicional local com um novo arranjo feito pelo Ensemble Cardo-Roxo ou por um compositor convidado, e escolhida uma data para a realização de um concerto ao vivo para a sua comunidade, no qual se ouvirá a sua peça”, refere a instituição que sublinha que “no final do ano de 2024, depois de realizadas e analisadas todas as gravações e informações recolhidas, será editado um disco com as 12 novas peças escolhidas para o projeto e lançado um website bilingue (português e inglês), para que os músicos e produtores possam ter acesso a toda essa informação e possam escolher o local que melhor serve o seu propósito musical”.

Ainda de acordo com a Rota do Românico o projeto Ad Orientem temo objetivo de “valorizar e divulgar o património material e imaterial dos concelhos envolvidos”.

Pretende-se, ainda, “atrair um público especializado que valorize e aproveite as possibilidades e a beleza do património Português, contribuído também para o enriquecimento cultural local”.

Fotografias: DR

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade