O dia 1 de fevereiro marcou a reabertura da Capela do Senhor do Bom Despacho, que integra o conjunto arquitetónico do Mosteiro de Santo André de Ancede, em Baião, ao público para visitas guiadas.
Este monumento, que é considerado uma das maiores joias do património baionense, cuja construção se situa na primeira metade do século XVIII, é um dos mais notáveis exemplares do Barroco, com decoração interior em talha dourada e policromada.
“A Câmara Municipal de Baião, após diversas medidas de preservação do monumento – um dos mais visitados do concelho, recebendo por ano milhares de turistas -, promoveu uma intervenção mais profunda, dividida em duas fases, começando pela reabilitação de todas as peças e, de seguida, dos palcos, dos altares e dos frescos”, refere a autarquia.
Os últimos trabalhos incidiram na qualificação da zona envolvente, onde se encontra também a igreja do convento.
A Capela do Senhor do Bom Despacho volta a receber visitas, de terça-feira a domingo entre as 10h30 e as 12h30, e entre as 14h15 e as 17h00, sendo obrigatória a marcação ou reserva através dos contatos: 968 476 164 ou mosteiro.ancede@cm-baiao.pt