EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

Penafidelense sagra-se campeão mundial de ornitologia

O penafidelense José Carlos Coelho sagrou-se campeão mundial de ornitologia,  no âmbito do 71.º Campeonato do Mundial de Ornitologia, que está a decorrer em Talavera de la Reina, em Espanha, competição que conta com cerca de 25 mil aves e mais de 3500 expositores. 

A prova conta, ainda, com  mais de 20 países de cinco continentes.

José Carlos Coelho, ainda visivelmente emocionado, destacou, em declarações ao Novum Canal, estar a viver um sonho,, sendo um orgulho ter sido o melhor logo na sua primeira participação numa prova de índole mundial.

“É uma sensação indiscutível… É o maior dos maiores feitos, embora já tenha ganho em todas as competições que já participei ( umas com melhores resultados, outras menos, mas sempre com pelo menos uma ave a ganhar). Ser campeão do mundo logo na primeira participação é, sem dúvida, uma feito muito muito bom e um presente para a dedicação diária que tenho pelas minhas aves”, disse.

Ainda sobre o título conquistado, José Carlos Coelho realçou que este é um prémio pela dedicação e pelo trabalho que tem entregue à ornitologia.

“Significa muito é uma felicidade imensa e uma recompensa pelo trabalho diário que tenho com as aves e o reconhecimento que fiz bem o trabalho de casa na seleção e na criação destas aves, que já são filhos de pássaros já selecionados por mim”, acrescentou.

fotografias: DR

José Carlos Coelho admitiu que foi para esta competição com “fé” , acreditando que era possível obter um bom resultado, o que veio a suceder.

“Na verdade, tinha muita fé nisso. Se bem que numa competição com este nível tudo pode acontecer, mas sim preparei-me e sabia que tinha qualidade para ser campeão. Se bem que neste desporto não é matemática pois dependemos da disposição da aves no momento em que são avaliadas”, declarou, salientando que esta prova é a mais difícil de todas pelo número de pássaros a concurso e pelo stress que os aves passam no palco da exposição.

José Carlos Coelho apontou, ainda, o transporte das aves como uma dificuldade acrescida, a ter em conta.

“O resto é a qualidade de cada ave que faz a diferença”, afirmou.

Fotografias: DR/foto de capa – fotografia de arquivo

José Carlos Coelho reconheceu, ainda, que a obtenção deste título mundial poderá estimular outros criadores e admiradores da ornitologia a continuarem a investir nesta atividade, apesar das várias dificuldades que têm de superar.

“É com mágoa que, cada dia que passa, noto mais o desconhecimento ou mesmo a falta de interesse por vários intervenientes que desvalorizam ou fazem por desvalorizar este desporto que tantas alegrias dá aos criadores.  Existem outros criadores da zona do Vale de Sousa com ótimos resultados neste mundial, mas de Penafiel acho que sou único ( se não estou em erro), mas à semelhança de outras grandes competições que ganhei até ao dia de hoje nunca ninguém responsável pelo desporto da minha terra me felicitou o que me deixa triste. Nunca deixarei de ter orgulho de ser penafidelense e das minhas aves”, manifestou.

 José Carlos Coelho lamenta, ainda, a falta de apoios a que esta atividade continua a ser votada.

“Já não é o primeiro grande título que ganho e até ao dia de hoje nunca nenhum responsável pelo desporto em Penafiel o notou. Agradeço muito ao Novum Canal por dar voz a todos os desportos e a todas as pessoas sejam elas conhecidas ou simples desconhecidos”, confessou.

Interpelado sobre quais são os seus próximos objetivos, José Carlos Coelho avançou que estes passam por continuar a promover a ornitologia e a apostar na criação.

“O meu objetivo passa por continuar com esta paixão não sei se com a mesma espécie uma vez que adoro novos desafios, mas tenho a certeza que a ornitologia não irá acabar aqui em casa”, atalhou.

 

 

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade