A autarquia destaca que a reunião, que se realizou a pedido do presidente da câmara, teve como tema central os “problemas que são de conhecimento público relacionados com o funcionamento do ex-Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e, em especial, com a unidade do Hospital Padre Américo, em Penafiel”.
O município declara que a “questão do serviço de urgência motivou a maior preocupação por parte do presidente da câmara, que deu nota dos seus receios ao diretor executivo do SNS, evidenciando a sua preocupação, quer com as dificuldades de acesso da população, quer com as graves consequências que daí têm resultado para os nossos cidadãos”.
Antonino de Sousa aproveitou, ainda, a reunião para dar nota da sua total disponibilidade para ajudar a encontrar soluções que promovam ganhos em saúde junto das pessoas, nomeadamente no que diz respeito a uma eventual ampliação das instalações do Hospital Padre Américo.
A câmara de Penafiel avança que Fernando Araújo mostrou-se recetivo e solidário com as preocupações do Município, bem como disponível para desenvolver um trabalho em conjunto no sentido de encontrar soluções e caminhos possíveis para resolver o problema.
Citado em comunicado, o chefe do executivo penafidelense destacou que a autarquia tem vindo a pressionar os responsáveis do SNS para que olhem para o Hospital Padre Américo com outro nível de preocupação.
“Não é aceitável que uma unidade de saúde como a de Penafiel não consiga oferecer melhores cuidados, em especial no acesso ao serviço de urgência que, como sabemos, não tem conseguido dar a devida resposta. Estou totalmente disponível para colaborar no que for necessário para que estes problemas sejam minimizados e possamos ter um hospital de referência com a devida capacidade de resposta. Desejo sinceramente que esta reunião tenha efetivo seguimento e que possamos ter resultados palpáveis”, expressou.