Nuno Araújo eleito secretário nacional do PS

Porto de Leixoes Nuno Araujo 1 | NOVUM CANAL
Nuno Araújo é o primeiro penafidelense a pertencer ao Secretariado Nacional do Partido Socialista. Um cargo, para o qual foi eleito, no dia 13 de janeiro, na Comissão Nacional do PS, em Coimbra.

A Comissão Nacional do Partido Socialista, elegeu no passado sábado, dia 13 de janeiro, aos órgãos da direcção do PS, propostos pelo líder Pedro Nuno Santos. 

Nessa lista de nomes, estava o do penafidelense Nuno Araújo, que acabou por ser nomeado secretário Nacional do Partido Socialista (PS).

Nuno Araújo, natural de Rio Mau, no seu currículo, tem uma passagem pela Assembleia da República como deputado, cargo que exerceu entre 2009 e 2011, integrando a Comissão Parlamentar de Assuntos Económicos, Inovação e Energia, Comissão de Educação e Ciência, Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações e, finalmente, a Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar à atuação do Governo em relação à Fundação para as Comunicações Móveis. Entre 2015 e 2018, foi chefe de gabinete do então secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, do Governo liderado pelo socialista António Costa. Mais recentemente, em 2020, Nuno Araújo assumiu o Conselho de Administração da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo – APDL , na qualidade de presidente do Conselho de Administração da Administração.

Atualmente e muito recentemente, depois de nomeado, é o primeiro penafidelense a estar num secretariado nacional do Partido Socialista. 

Nuno Araujo S 1 | NOVUM CANAL

 

“Da minha parte não há qualquer expectativa de ascensão a outros lugares, porque o foco é aquilo que estou a fazer neste momento. Foi sempre isso que prevaleceu na minha vida. Este é só mais um cargo dentro do PS, e que tem um propósito muito claro: ajudar o PS e o trabalho que o Pedro Nuno tem pela frente”

O estado de espírito com que encarou este desafio, é de “enorme responsabilidade por integrar a equipa de Pedro Nuno Santos, e o que me passa agora pela cabeça é apenas, a noção do trabalho que tenho pela frente”. O facto de ser penafidelense e estar nesse cargo, “como óbvio é bom, mas independentemente da minha origem, o mais importante é fazer alguma coisa pelo meu país”. 

Nunca descurando o compromisso que tem com as gentes da região onde nasceu: “eu sou de penafiel, sou do distrito do porto e o que quero é ajudar a região com soluções para resolver os problemas. Ser de Penafiel é um orgulho, mas Penafiel faz parte de um das regiões mais pobres do país e é  com isso que me tenho de preocupar”. Sendo, que para o político penaidelense, a relação de proximidade com o líder do PS, Pedro Nuno Santos, só irá beneficiar a região do Douro, Tâmega e Sousa, pois “vai-me permitir sensibilizá-lo para os problemas que existem na região”, assegurou.

Uma relação de proximidade, que não o leva a desejar cargos mais superiores no governo, caso o PS vence as eleições de dia 10 de março, nem vê este cargo como uma alavanca para chegar a outros patamares. “Nunca foi isso que norteou a minha vida política nem pública e portanto, o único compromisso que tenho neste novo desafio, há semelhança de outros que já tive no passado, é tentar fazer o melhor pelo país e pelo PS”, adiantou com clareza.

“Não ha qualquer tipo de correlação entre cargos governamentais e o trabalho que eu vou desenvolver no secretariado nacional. Isso tem de ficar claro.”

70445706 10156260532490614 2916616890900021248 n | NOVUM CANAL

Para Nuno Araújo, 2024 será um ano muito difícil e com vários atos eleitorais. “O PS tem o compromisso de tentar vencer todos e é nisso que estamos focados. Nós temos eleições regionais, legislativas e ainda temos as europeias, portanto o principal foco é preparar o partido para vencer esses atos eleitorais”, sustentou. 

Neste cargo, a tarefa de Nuno Araújo passa pelo auxílio na organização do partido e o compromisso será sempre: responder às necessidades e problemas dos portugueses.