Publicidade

Ministra da Ciência visitou novas instalações da ESTG

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, acompanhada por Pedro Nuno Teixeira, seu secretário de Estado, visitou as novas instalações da ESTG.

A ESTG destaca que o “edifício tem o primeiro piso praticamente concluído, estando o segundo piso em trabalhos de construção”.

“Neste edifício ficará instalado o Porto Innovation Center (PORTIC) de Felgueiras e os Experimental Labs”, refere a ESTG que estima que em junho o espaço esteja concluído e pronto a ser utilizado na sua plenitude.

Refira-se que a visita estava prevista desde o passado mês de dezembro, quando a iniciativa Governo Mais +Próximo trouxe ao Porto, o último ato público do governo, mas as condições atmosféricas particularmente adversas nesse dia não permitiram a realização da mesma.

Citada em comunicado, a ministra afirmou que foi “justa a atribuição de financiamento ao Politécnico do Porto, através do novo modelo de financiamento aplicado, uma vez que o crescimento foi visível em comparação com as demais instituições”.

Elvira Fortunato, depois de conhecer o espaço onde decorrem os trabalhos de construção, felicitou o Politécnico do Porto e a ESTG pela “audácia, e aposta nestes projetos financiados”, bem como no trabalho em equipa com os diversos agentes envolvidos”.

Saliente-se que o piso 1 do edifício estarão os Experimental Labs, consiste num espaço de interação entre o saber e o saber fazer tecnológico.

Fotografias: DR

“Este espaço terá três laboratórios específicos: Lean Factory 4.0: Cybersecurity and Forensic Investigation Lab; e Mixed Reality Lab.

“Estas três grandes áreas, cada vez mais necessárias nas empresas e nas organizações, que vão desde o aperfeiçoamento na entrega de valor através da melhoria contínua, a cibersegurança ou a realidade virtual/ aumentada, concretizará um passo e apoio muito relevante na aprendizagem, mas também para o nosso tecido empresarial”, adianta a ESTG que sublinha que estes espaços têm um financiamento PRR, através do programa Impulso, superior a 730 mil euros.

O orçamento total para a construção do novo edifício da ESTG ascende aos “4 milhões de euros, o maior investimento de sempre do ensino superior público no Tâmega e Sousa, sendo que 1.5 milhões provêm do financiamento comunitário do PRR ou NORTE2020, mas investindo o Politécnico do Porto 2.5 milhões de euros”.

A visita da ministra contou, também, com a presença do presidente Luís Lima que foi anfitrião e guia da comitiva.

 

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade