O município de Amarante, todos os anos, mantém viva a tradição do cantar das Janeiras, preservando e promovendo o património imaterial e etnográfico do concelho e da região, sendo também, uma iniciativa que pretende estimular e contribuir para a participação da comunidade e o associativismo local.
Este evento homenageia todos aqueles que, ao longo do ano, promovem atividades relevantes para o desenvolvimento sociocultural do município, num grande momento de convívio e partilha cultural.
Em palco vão apresentar-se a Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Freixo de Baixo, a União Cultural e Desportiva de Moure, o Grupo Desportivo de Cepelos, Progredir – Associação para o desenvolvimento rural do Marão Ocidental, Propagode – Associação Cultural e Musical, o Rancho Folclórico da Associação Casa do Povo de Figueiró Santiago, o Grupo Folclórico de Santa Cruz – Vila Meã.
Integram, ainda, a edição deste ano, o “Grupo de Cantadores da Paróquia de Gatão, o Rancho Folclórico de Vilarinho – Vila Caiz, o Grupo de Cantares e Danças de Santa Cruz de Riba Tâmega, a Associação Cultural e Desportiva da Madalena, a Associação Humanitária de Santiago, o Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Gouveia S. Simão, o Grupo Folclórico de Vila Chã do Marão, Os Malteses e o Grupo Coral de Vila Chã do Marão”.