A iniciativa, na sua primeira edição, contou com a participação de numerosos aficionados da concertina e deixou bons indicadores de sucesso para as próximas edições.
João Silva, presidente da ACR Ourilhe e mentor do evento era um homem satisfeito e surpreendido “pelo público numeroso que compareceu e animou este evento”.
“A iniciativa é para repetir em regime rotativo percorrendo vários locais do concelho”, disse João Silva.
Já para o presidente da Câmara, José Peixoto Lima, “o 1º Encontro de Tocadores de Concertina foi um evento importante que enalteceu a herança cultural da região”.
“Através da música tradicional e do empenho das associações locais, estamos a preservar e promover as tradições que tornam Celorico de Basto único. A realização deste evento vem valorizar a identidade cultural local e demonstrar a vitalidade do movimento associativo no concelho e a sua importância para a vida cultural de Celorico de Basto. Este evento rodará pelos polos urbanos do concelho, levando a cultura e a preservação das tradições a Fermil, Gandarela e Mota. Na sede do concelho, sempre que as condições climatéricas não permitirem a sua realização na Praça Albino Alves Pereira, o evento decorrerá no ciclo velho, futura Oficina da Música”, afirmou José Peixoto Lima.