Na Europa, são já inúmeras os países e as pessoas que cumprem esta tradição.
Em Portugal, também, de norte a sul do país, há vários banhistas que individualmente ou de forma mais ou menos organizada se reúnem nas praias para o tão desejado primeiro banho do ano, naquele que é já um ritual transversal que é cumprido por idosos, jovens, mulheres, homens e crianças.
Se para uns o primeiro banho do ano é entendido como uma tentativa de purificar o espírito e limpar a alma, para outros banhistas este ritual é entendido como uma experiência única, que tem vantagens para a saúde, é bom para os “ossos e ajuda a evitar constipações”.
O ritual é, ainda, interpretado como ajudando a limpar as energias negativas, um renovar de forças e motivações no início de um novo ano.
As praias de Carcavelos, Matosinhos, Nazaré ou Esposende estão entre as mais frequentadas pelos banhistas para dar o seu primeiro mergulho/banho do ano e assim cumprirem uma tradição que se repete de ano para ano. No distrito de Aveiro, também, já existem inúmeros banhistas que acorrem às várias praias para um banho gelado e, assim, entrarem com o pé direito no novo ano.
(Fotografias: DR)