Procurar
Publicidade

Outras tradições e formas de dar as boas-vindas ao Novo Ano

Todos os países e culturas têm as suas tradições e rituais de passagem de ano. Aqui deixamos algumas insólitas, no mínimo!

A passagem de ano é uma das datas mais importantes para a humanidade, com o assinalar de um fecho de ciclo e a chegada de um novo ano. 

Existem várias tradições, mas há algumas que são diferentes… no mínimo! 

Ora espreite aqui algumas dessas tradições de outras paragens. 

Na África do Sul e com o objetivo de limpar a casa e prepará-la para receber o novo ano, é comum as pessoas atirarem a mobília antiga pela janela fora. E não é raro, também, os serviços de emergência serem chamados para socorrer algumas dezenas de feridos! 

Mas na Europa central, na Alemanha mais propriamente, o porco é um símbolo de sorte na passagem de ano. As celebrações incluem banquetes onde o leitão é um prato frequente e as mesas são decoradas com porcos em miniatura feitos com maçapão, açúcar, preparado de biscoito ou chocolate. Os porcos são, para os alemães, sinal de fartura, fertilidade e riqueza. 

Mais ao lado, na Áustria, utilizam chumbo para adivinhar o que os espera no novo ano. Quando chega a meia-noite o chumbo derretido é colocado numa taça com água e aí observam-se as figuras que forma. Dizem os entendidos que se surgir uma bola é sinal de boa sorte; uma âncora significa que a pessoa precisará de ajuda no ano seguinte; se aparecer uma cruz, pode significar a morte dessa pessoa no Ano Novo. 

Na Dinamarca é prática recorrente partir loiça contra a casa de um vizinho, que é visto como um bom sinal para o novo ano e é também associado à amizade. Ou seja, quanto mais loiça se partir na casa de um amigo, mais fortalecida fica a amizade. 

E nas Terras Altas, Escócia, todos os anos se realiza um espetáculo de ‘bolas de fogo’. Este atrai sempre centenas de espetadores e participantes nestes jogos. 

Mas uma das tradições mais geladas é praticada na Holanda. No ano passado foram mais de 40 mil pessoas que enfrentaram as geladas águas do mar do Norte para o tradicional banho de Ano Novo. 

Já na América do Sul, no Chile é costume comer-se uma colher cheia de lentilhas para atrair um ano repleto de coisas boas. É também comum varrer-se a casa para a rua para remover as energias más do velho ano. 

Uma das tradições mais coloridas e também bizarras da América Latina, é a queima de bonecos no Equador. Quando entram no novo ano, milhares de bonecos chamados de ‘ano velho’ são queimados.  

Já no Peru, na passagem do 31 de dezembro para o dia 1 de janeiro as pessoas têm a oportunidade de resolver os diferendos que tinham… recorrendo à violência. As lutas geralmente têm como árbitros as autoridades policiais, que tentam impedir os excessos. 

Para finalizar, damos um salto ao Japão, onde muitas famílias penduram cordas feitas de palha na frente das suas casas com o objetivo de afastar maus espíritos e atrair felicidade. A passagem de ano acontece ao som de gargalhadas, para que o Ano Novo chegue repleto de boa sorte. 

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade