Procurar
Publicidade

Cinfães: Aldeia de Pias acolhe “Enterro do Ano Velho“

A Aldeia de Pias, na freguesia de Cinfães, acolhe, este domingo, o “Enterro do Ano Velho “, um ritual e uma tradição seculares que mobilizam inúmeras pessoas à freguesia e cuja realização é já uma referência nesta aldeia e no concelho.

Pedro Sá, um dos responsáveis pela organização, destacou que este evento era uma tradição secular, que foi recuperada por um grupo de pessoas e que hoje é vivida de forma intensa pela comunidade.

“Estamos a falar de um evento secular, que esteve durante anos inativo, mas que em 2017 foi retomado como forma de preservar a consciência, os valores, usos e costumes e o património imaterial desta aldeia”, frisou.

Falando da edição do “Enterro do Ao Velho” deste ano, Pedro Sá mostrou-se expetante que o facto de as previsões apontarem para que não chova irá fazer com que o evento venha a ser um sucesso e trazer inúmeros visitantes à aldeia de Pias.

“No ano transato, devido à chuva, não conseguimos fazer o enterro. Este ano, as previsões são de que não irá chover, o que é um bom sinal, pelo que estão reunidas todas as condições para que o Enterro do Ano Velho possa ser feito com toda a pompa e circunstância que merece e que a comunidade aguarda”, expressa, sublinhando que a edição deste ano irá manter o mesmo figuro, também, como forma de salvaguardar e preservar o ritual.

Fotografias: DR

“Este ano, a edição irá ter dois bonecos, o que vai no caixão, que representa o ano velho, e um outro, que vai junto com a população, que representa o ano novo”, concretiza, salientando que o cortejo inicia no Largo da Cruz, junto ao presépio de rua, e termina no mesmo largo.

“A população arregaça as mangas e começa a criar o “Ano Novo” (boneco feito de palha de centeio) que irá participar juntamente com o “Ano Velho” (boneco feito no ano anterior) na realização desta tradição ancestral”, refere.

Pedro Sá adianta que escolhido o “padre”, que com as suas vestes acompanhará toda a cerimónia fúnebre, chega a hora de preparar quatro homens que irão levar a padiola com o ano velho e de escolher a viúva que já começa a afinar as cordas vocais para a grande despedida”.

Fotografias: DR

“Os restantes habitantes organizam o cortejo que irá percorrer o lugar. Por esta altura começam a juntar tachos ou testos com os quais se farão acompanhar no cortejo com o intuito de chamar à atenção daqueles que nessa noite estão em família, sentados à lareira a comemorar a despedida do Ano Velho e a chegada do Ano Novo”, reforça.

Percorrido o lugar, o momento alto da noite irá acontecer por volta das 00h00 com a queima do Ano Velho no Largo da Cruz junto ao Presépio de Rua de Pias.

“A noite termina como sempre em convívio com a população que nesta noite volta a enriquecer o seu baú de tradições”, manifesta.

Pedro Sá confidenciou, ainda, que o “Enterro do Ano Velho” é já uma cartão de visita da freguesia e do concelho que ajuda a promover a aldeia e atrair pessoas da comunidade, do concelho, mas, também, alguns turistas que, nesta altura do ano, estão alojados em espaços rurais no concelho de Cinfães.

 

 

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade