A Associação Social e Cultural de Louredo (ASCL), Paredes, foi distinguida com o Prémio BPI Fundação ”La Caixa” – Infância – edição 2023, uma iniciativa que visa “debelar os ciclos de pobreza na infância e na adolescência, assim como potenciar a família como vetor de ação socioeducativa”.
Assim, com o apoio do BPI e da Fundação “La Caixa”, a Associação irá desenvolver o projeto ” Response&ability: Parentalidade Positiva”.
Segundo Adelino Costa, presidente da Direção da ASCL “o projeto Response&ability é um incentivo à parentalidade positiva (PP é aquela que promove vínculos afetivos, saudáveis, protetores e estáveis), que contempla o desenho e efetivação de um programa de ação estruturado, assim como a realização de um manual de apoio, aplicável noutros contextos. O projeto prevê, ainda, a realização de dois seminários e a disponibilização de coaching psicológico aos pais que o solicitem”.
Já Diana Maia, Diretora Técnica da Instituição, referiu que “o projeto Response&ability tem como paradigma o modelo ecológico de parentalidade positiva. A tarefa de ser pai e mãe não é exercida numa redoma de vidro, nem depende exclusivamente das características dos pais. É exercida dentro de um espaço ecológico cuja qualidade depende de três tipos de fatores: o contexto psicossocial em que a família está inserida, as necessidades evolutivas/ educativas da criança e as capacidades dos pais para exercerem uma paternidade positiva. Estes três tipos de fatores que condicionam o exercício da parentalidade têm de ser olhados interativamente, para poder avaliar a ecologia que envolve o referido exercício”.
Diana Maia adiantou ainda que “este projeto surge das necessidades sentidas pela equipa pedagógica da ASCL, a qual salienta a premência de investir na formação dos pais, numa perspetiva de parentalidade positiva. De facto, há um número significativo de pais que abandonaram precocemente a escola (pela necessidade de trabalhar), com enormes dificuldades de conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional, que dispõe de poucas competências parentais e que nem sempre valorizam o processo de ensino-aprendizagem. Neste enquadramento, vamos incidir a nossa intervenção neste âmbito”.
A Diretora Técnica explicou que “há evidências de que o período de 0 a 6 anos é fundamental para o desenvolvimento infantil, sendo que desde os primeiros anos de idade estruturam-se as bases fundamentais, como a linguagem, competências sociais, habilidades cognitivas e bom desenvolvimento emocional ou psicológico. Intervir nestes anos é dar a cada criança a possibilidade de ter um futuro melhor, pois permite estruturar aspetos chave que a influenciarão ao longo de toda a vida adulta. Por sua vez, uma boa saúde durante a infância melhora a desenvolvimento pessoal, educacional e social ao longo da vida. Neste sentido, o projeto pretende desenvolver um programa estruturado de incentivo à parentalidade positiva, que tem como baluarte os seguintes princípios: (1) Vínculos afetivos saudáveis, protetores e estáveis; (2) Vida familiar estruturada em rotinas; (3) Oportunidades de estímulo, apoio e aprendizagem; (4) Reconhecimento das conquistas e habilidades da criança; (5) Atividades familiares compartilhadas; (6) Ambiente familiar livre de violência física, verbal e emocional.”
Esta iniciativa terá a duração de um ano e contará com apoio da Câmara Municipal de Paredes e do Agrupamento de Escolas de Paredes.