O Município de Baião apresentou o “orçamento municipal para o ano de 2024, sendo que é o maior de sempre, pelo quarto ano consecutivo, atingindo o valor de 26 milhões de euros”, com refere a autarquia.
Este instrumento financeiro foi aprovado em sessão ordinária da Assembleia Municipal, realizada no dia 9 de dezembro, nos Paços do Concelho, por maioria, com votos a favor dos eleitos pelo Partido Socialista (PS) e de todos os presidentes de Junta, e 4 votos contra dos deputados municipais eleitos pelo Partido Social Democrata (PSD).
O documento já tinha sido aprovado em sede de reunião de Câmara, no dia 29 de novembro, com 5 votos favoráveis dos eleitos pelo PS, e 2 votos contra dos eleitos pelo PSD.
O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, sublinhou o “enfoque nas pessoas, sendo que o orçamento reflete o cumprimento dos compromissos assumidos com os baionenses, estando, ao fim de dois anos de mandato, já executados, ou em execução, 61 por cento desses compromissos, apesar das adversidades decorrentes da conjuntura internacional, marcada pelo rescaldo de uma pandemia e o recrudescer de cenários de guerra”.
O autarca assegurou que se trata de um documento “ambicioso, mas equilibrado e impulsionador do desenvolvimento, que honra os compromissos, respeita todos os autarcas de freguesia, envolve todos os agentes de desenvolvimento local, todos os setores funcionais da Câmara Municipal e respetivos trabalhadores e que garante equilíbrio e rigor orçamental”.
Recorde-se que os orçamentos municipais têm que ser aprovados em assembleia municipal até ao fim do ano de 2023.