O presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM Tâmega e Sousa), Pedro Machado, também autarca da Câmara de Lousada, afirmou estar confiante que será encontrada uma solução, a curto prazo, que permita reabrir a urgência de obstetrícia do Hospital Padre Américo, em Penafiel.
Pedro Machado, em declarações ao Novum Canal, assumiu que esta é uma situação preocupante, que afeta as utentes da região, mas cujo problema não se restringe ao Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, sendo um problema de âmbito nacional.
O responsável pela CIM Tâmega e Sousa reconheceu que a gravidade da situação exige uma resposta das autoridades, sendo já várias as urgências de obstetrícia, no país, que estão a encerrar.
O responsável pela CIM declarou, ainda, que as indicações que o ministro da Saúde e o próprio ministério têm dado vão no sentido de que a curto prazo possa ser encontrada uma solução que minimize este problema.
Refira-se que o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa partilhou na sua publicação oficial, no dia 26 de outubro, um aviso em que esclarece que “por indisponibilidade de médicos que permitam completar as escalas de urgência, avisam-se todos os utentes do CHTS que, a partir das 00h00 do dia 1 de novembro, e até novas indicações, estará encerrado para o exterior o Bloco de Partos e a Admissão para o Serviço de Urgência de Obstetrícia e Ginecologia, devendo ser procurado o atendimento, para aquelas situações, no Hospital de São João, no Porto”.
fotografias: DR
Já esta sexta-feira, o PSD Penafiel avançou, também, em comunicado, que a nova comissão política PSD/ Penafiel vai reunir com administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, com o objetivo de analisar o ”caos que se tem vivido nas urgências do Hospital Padre Américo, em Penafiel, a par com outras dificuldades de funcionamento”, assim como inteirar-se da “situação atual e analisar que soluções são possíveis de encontrar para dar resposta a problemas que já são crónicos no Hospital em Penafiel”.
Também o CDS Penafiel afirmou, entretanto, estar preocupado com o encerramento da urgência de obstetrícia do Hospital Padre Américo, em Penafiel, sustentando que ao “longo dos últimos anos, o CDS- Penafiel tem acompanhado os vários problemas que se têm sucedido no Hospital Padre Américo e com maior preocupação tem chamado à atenção para a sobrecarga de utentes que serve, que extravasam em muito a sua capacidade”.