Procurar
Publicidade

Anuário Financeiro dos Municípios dá “Penafiel com boas contas”

O Município de Penafiel está em primeiro lugar no distrito do Porto em termos de maior equilíbrio orçamental, sendo em termos nacionais o sétimo, de acordo com dados lançados pelo Anuário Financeiro dos Municípios. 

Para a autarquia penafidelense, “o anuário financeiro não deixa margem para dúvidas, Penafiel continua na senda de excelentes resultados, evidenciando uma boa saúde em termos financeiros”.

Refira-se que os dados são referentes a 2022 que em comparação com 2021 mostra que a autarquia “não só melhorou em diversos indicadores como conseguiu evoluir substancialmente noutros. Os dados mostram que Penafiel continua a ser o primeiro Município com maior equilíbrio orçamental do distrito do Porto, encontra-se agora em 7º lugar a nível nacional apresentando um equilíbrio financeiro de 15 079 230 milhões (66,8%), superior à média nacional”, avança a autarquia.

Já na categoria de Municípios com maior volume de investimento pago, Penafiel surge no top 20 em termos nacionais, atrás, na sua maioria, de municípios considerados de grande dimensão como por exemplo Lisboa, Porto, Gaia, Matosinhos, Coimbra, entre outros, sendo que a nível da região norte, está já no 7º lugar.

 

Para a Câmara Municipal, “os dados agora tornados públicos mostram que o dinheiro é devolvido aos munícipes, sob a forma de investimento para dar resposta às reais necessidades dos penafidelenses, como são exemplos a requalificação de escolas, a construção de novos pavilhões desportivos, a Estratégia Local de Habitação e outros investimentos no turismo, cultura, infraestruturas rodoviárias e de saneamento. Obras que contribuem para melhorar a qualidade de vida da população de Penafiel e para tornar o concelho mais atrativo para o investidores e visitantes”.

Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, sublinha, por sua vez, que “estes resultados evidenciam a boa gestão financeira do nosso Município, que apresenta um equilíbrio orçamental positivo, e um investimento público significativo. Temos sido capazes de aumentar as receitas, controlar as despesas e investir em áreas prioritárias, mantendo sempre o compromisso do desenvolvimento económico e social de Penafiel. Foi esse o compromisso que assumi com os Penafidelenses e é esse o compromisso que vou honrar com os Penafidelenses. Mesmo em momentos de grandes dificuldades, quer no nosso país, quer com a conjuntura internacional, nunca nos desviamos do nosso caminho”.

Refira-se que Penafiel ocupa ainda a 28ª posição no Ranking dos 35 municípios com maior volume de amortizações de empréstimos pagos em 2022, apresentando um valor na ordem dos 3 Milhões de euros.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade