A Ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, presidiu, esta sexta-feira, à inauguração da creche de Barreiras, em Duas Igrejas, no concelho de Paredes, equipamento que tem capacidade para receber 44 crianças, dos 4 aos 36 meses de idade.
Refira-se que esta creche é a primeira de quatro novas creches do concelho de Paredes apoiadas pelo município.
A ministra referiu que esta é uma obra de todos, do Governo, que mobilizou os recursos e estabeleceu parcerias com o setor social, assumindo que o investimento social está a mudar o país.
“O investimento social é que tem mudado o país. Temos de nos mobilizar neste sentido. O investimento no setor social é mais 65% do que em 2015 . Estamos a responder de forma mais personalizada. Este ano, nas estruturas residenciais para idosos, o aumento foi de 11%, temos 840 projetos de investimento social a acontecer em todo o pais em mais de 800 milhões de investimento. O setor social tem tido a coragem de não baixar os braços, assim como as autarquias que são parceiros nestes projetos”, frisou, assumindo que há desafios diferentes que teremos de ser capazes de dar resposta.
“O estado social tem de responder a novos desafios, novas respostas para as crianças, promover a autonomia para as pessoas com deficiência. A nossa prioridade do PRR é investimento social”, confirmou.
Ana Mendes Godinho afirmou, ainda, que “Paredes é um exemplo” e que tem 12 projetos de resposta social no valor de mais de 14 milhões de euros.
“Em Paredes todos os avisos estão a acontecer. Existem 12 projetos a acontecer e isso é um exemplo que não é alheio à mobilização da autarquia e demais parceiros sociais”, atalhou, salientando que irão surgir mais avisos para lugares de creches, um aviso para habitação colaborativa, na lógica de promoção de novas soluções para promover autonomia e envelhecimento ativo, e um aviso para apoio domiciliário.
O presidente da Câmara de Parades, Alexandre Almeida, relevou a aposta que o município tem feito no apoio ao setor social, nomeadamente à criação de novas creches, mas, também, nas estruturas residenciais para pessoas idosas, no sentido de melhorar significativamente o número de vagas em Paredes.
O autarca enalteceu, ainda, a aposta do governo na criação de creches, salientando que esta inauguração representa uma aposta na promoção deste tipo de valências.
“Este é a primeira creche inaugurada de quatro que estão execução. Avançamos as obras no Oural, em Rebordosa e iremos avançar em Gandra”, expressou, salientando que a autarquia irá lançar mais quatro candidaturas de creche.
O autarca sublinhou, também, a importância dos pais e da comunidade dispor deste tipo de equipamentos, promovendo assim a criação de condições para as famílias e agregados de educação disporem de espaços com todas as condições para colocarem os seus filhos.
“Ao tornar estes espaços gratuitos seguramente que será um passo para promover a natalidade”, disse, enaltecendo o trabalho das instituições particulares de solidariedade social e da autarquia na promoção destes equipamentos.
Recorde-se que esta obra resulta da reconversão de um antigo jardim-de-infância em creche, ao abrigo do programa PARES 2.0, e teve início em setembro de 2022.
O edifício da creche localiza-se na Travessa dos Vicentes, 75, em Duas Igrejas, é propriedade do município de Paredes, cedido em regime de comodato à Obra de Assistência Social da Freguesia de Sobrosa, Fundação de Solidariedade Social.
A cerimónia contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Paredes, Elias Barros, e dos restantes Vereadores, do diretor do Centro Distrital de Segurança Social do Porto, Miguel Cardoso, do presidente do Conselho de Administração da Obra de Assistência Social da Freguesia de Sobrosa, Cristiano Marques.
Estiveram, ainda, presentes nesta cerimónia, o presidente da direção, Carlos Santos, e os restantes órgãos sociais, os presidentes das Juntas de Freguesia de Duas Igrejas e Sobrosa, Luís Barbosa e Américo Castro, respetivamente, e o pároco local, Ricardo Teixeira.