As estruturas distritais do Partido Socialista reagiram à demissão de António Costa emitindo um comunicado que une todas as federações do PS e onde afirmam “total confiança na honradez do Secretário-Geral do PS, António Costa, um baluarte da dignidade e da lisura que sempre experienciamos”.
Os socialistas refere, ainda a “gratidão e admiração pelo extraordinário trabalho desenvolvido em tempos sempre difíceis, desde a recuperação pós-Troika, ao enfrentar da pandemia, à crise internacional e aos novos desafios da guerra”.
Para as federações do PS, António Costa deixa “legado governativo, no contexto nacional e europeu”, sublinhando as estruturas socialistas que “o reconhecimento da extraordinária dignidade da sua decisão, não sendo arguido ou acusado, mas assumindo o momento e as suas consequências com elevado sentido de Estado e dignidade pessoal e política”.
Entretanto, e no seguimento da demissão de António Costa, o Presidente da República está hoje a ouvir os partidos com assento parlamentar e amanhã reúne o Conselho de Estado.