A efeméride ficou, ainda, marcada pela atribuição de medalhas às corporações de bombeiros e a ex-dirigentes que passaram pela Associação Empresarial de Paços de Ferreira.
O presidente da Câmara de Paços de Ferreira, Humberto Brito, enalteceu a importância da autarquia distinguir figuras, personalidades, associações e instituições que são uma referência no concelho e contribuem para a sua notoriedade e afirmação.
“É um dia de festa e nada melhor do que distinguir coletividades, personalidades, associações pelo contributo que deram ao território. É um sinal que estamos atentos a quem dá de si o melhor em prol do bem comum”, expressou.
O chefe do executivo pacense aproveitou, esta cerimónia, para dar a conhecer a nova agenda mobilizadora para o concelho, com enfoque para o emprego qualificado e para as pessoas.
“Este ano celebramos o Ano Municipal da Economia, saímos do programa de ajustamento municipal e uma vez livre dessas amarras, o executivo está em condições de avançar com uma nova agenda mobilizadora para o concelho. Queremos apostar no emprego qualificado, que potencie melhores salários para os trabalhadores. Queremos através de um conjunto de ações desenvolver iniciativas que promovem o crescimento, a fixação de empresas e a criação de riqueza”, manifestou.
Manuel Fernandes, cirurgião, no Instituto Português de Oncologia do Porto, um dos homenageados, mostrou-se grato pela distinção e relevou a importância do município reconhecer as figuras, associações e instituições de Paços de Ferreira.
“Sou filho de pais emigrantes, nasci em Paris, fiz quase toda a minha infância no estrangeiro, só que já na faculdade criei laços a Paços de Ferreira. Os meus pais e a minha família têm raízes ao território. Obviamente estou grato e honrado pela distinção. Fui apanhado de surpresa, mas fico honrado por esta condecoração”, disse, assumindo que esta distinção faz jus ao seu contributo em prol da medicina.
O comandante dos Bombeiros de Paços de Ferreira mostrou-se, igualmente, reconhecido por esta distinção.
“É uma condecoração que retrata o trabalho da corporação dos bombeiros. É uma distinção a toda a corporação”, frisou.
Samuel Santiago, ex-presidente da Associação Empresarial de Paços de Ferreira, recordou que esta distinção, conferida pelo município, homenageia todos quantos trabalharam, se notabilizaram e deram o melhor de si em prol do concelho, do seu desenvolvimento, da sua projeção e afirmação.
“Para mim, enquanto ex-presidente da Associação Empresarial de Paços de Ferreira, ter recebido esta distinção foi uma satisfação imensa. Quero agradecer à câmara municipal. Sempre trabalhei em prol da economia, em prol das empresas do concelho e este reconhecimento tem mim um grande significado”, manifestou.
Refira-se que nesta cerimónia foram homenageadas cerca de meia centena de personalidades e instituições.