EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

Felgueiras inaugura hoje Centro Interpretativo de Pombeiro

Felgueiras inaugura, hoje, Centro Interpretativo de Pombeiro e assina protocolo para gestão do Mosteiro de Pombeiro

Esta quarta-feira, o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro dignificará a sua denominação de “Joia do Vale do Sousa”, com a realização de vários ações/eventos que juntarão representantes de vários municípios e organizações institucionais.

A autarquia destaca que “tal como no passado, esta casa monástica, será o centro das decisões que se reconhecem estruturais para o reconhecimento e administração do território de Felgueiras”.

A inauguração do “Centro Interpretativo de Pombeiro”, agendada para as 14h00, reflete o trabalho de “revitalização e reabilitação realizada nos últimos anos neste Monumento Nacional. Este projeto da DGPC-DRCN, que contou com a colaboração da Câmara Municipal de Felgueiras, propõe-se a transformar este monumento num polo de dinamização artística e cultural do Vale do Sousa”.

A autarquia declara que “seguir-se-á a assinatura do protocolo quadripartido para a gestão deste monumento, envolvendo a Direção Regional de Cultura do Norte (DGCR), a Associação de Municípios do Vale do Sousa – Rota Românico, a Fábrica da Igreja de Santa Maria de Pombeiro e a Câmara Municipal de Felgueiras, protocolo que trará mais competências e responsabilidades ao município de felgueiras”.

Este protocolo tem como objetivos definir uma programação cultural conjunta com o propósito de valorizar o monumento como elemento enriquecedor do património cultural nacional e central na estratégia turístico-cultural da região e estreitar as relações entre as partes na partilha de responsabilidades de dinamização turístico-cultural do monumento”.

Pretende-se, ainda, “estabelecer as normas de gestão e dinamização turístico-culturais a empreender pelas entidades, implementando uma prática de trabalho colaborativo”.

Também se realizará a 1.ª reunião de Certificação dos Caminhos de Santiago – Caminho de Torres, da responsabilidade da CIM Tâmega e Sousa, com a presença de 15 representantes de municípios, representantes das 5 CIM’s envolvidas neste projeto do “Caminho de Torres”, e a Turismo do Porto e Norte, E.R.

Associando-se a este momento simbólico para o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, o executivo municipal realizará aí a reunião de câmara que decorrerá em paralelo com as diversas ações.

(Fotografias: DR)

 

 

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade