Felgueiras acolhe concerto pelo Ensemble Cardo-Roxo

mosteiro final 1 1 | NOVUM CANAL
O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, vai ser palco,  de um concerto, dia 04 de novembro, “Ad Orientem”, pelo Ensemble Cardo-Roxo.

“Um olhar criativo e científico sobre o património histórico e musical do Norte de Portugal” é o mote do ciclo de concertos “Ad Orientem”, que o Ensemble Cardo-Roxo vai protagonizar em 12 monumentos até março de 2024.

Os sete dos espetáculos terão como palco o território da Rota do Românico.

Depois de Felgueiras seguem-se os concertos, no dia 14 janeiro, na Igreja de Santo André de Vila Boa de Quires, Marco de Canaveses; dia 28 do mesmo mês, no Mosteiro de Santo André de Ancede, Baião, e no dia 04 de fevereiro no Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, Resende.

Ainda no mês de fevereiro, no dia 24, irá decorrer um concerto na Igreja do Salvador de Fervença, Celorico de Basto, realizando-se no dia 03 de março mais um concerto Mosteiro de São Pedro de Ferreira, Paços de Ferreira e no dia 10 março no Mosteiro do Salvador de Freixo de Baixo, Amarante.

ensemble 1 | NOVUM CANAL
Fotografias: DR

A Rota do Românico destaca que os “restantes concertos estão agendados para o Mosteiro de Santo André de Rendufe (Amares, 5 nov), Mosteiro de São Martinho de Tibães (Braga, 12 nov), Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta (9 dez), Convento de Santo António de Ferreirim (Tarouca, 10 dez) e Mosteiro de São Salvador de Grijó (VN Gaia, 03 fev)”.

A Rota do Românico destaca que o “Ensemble Cardo-Roxo, criado em 2012, dedica-se à descoberta, exploração e divulgação do repertório de tradição oral português e tem como ponto de partida as fontes musicais que sobrevivem até hoje em registos áudio, vídeo, partitura ou tradição viva”.

“Mantendo as características identitárias destas recolhas musicais, e através da mistura de instrumentos antigos e tradicionais (violas da gamba, gaitas de fole, alaúde, percussão, entre outros), da exploração vocal e da fusão estética, pretende criar uma sonoridade de grande originalidade e de surpreendente harmonia”, avança a Rota do Românico.

Promovido pela associação cultural Projecto Cardo, o “Ad Orientem” conta com a parceria da Direção Regional de Cultura do Norte e da Rota do Românico e com o apoio da Direção-Geral das Artes e da Antena 2.