A autarquia destaca que “cada uma delas, 1500 euros para investir em projetos relacionados com o ambiente, sustentabilidade, economia circular e alterações climáticas”.
O município adianta que a edição deste ano teve como tema a biodiversidade, sendo que dada a importância da temática o orçamento foi reforçado para 4.500 euros, permitindo apoiar os projetos vencedores até 1.500,00 euros cada.
Nesta edição candidataram-se quatro escolas, EB Boavista, Sernande, EB Várzea, EB Lagares e Escola Secundária da Lixa.
O júri, composto por cinco elementos, avaliou as candidaturas e resultaram como vencedores no Escalão A – Escola Secundária da Lixa, com o projeto “MãoTerra”, no Escalão B – Escola Básica de Lagares com o projeto “Pés-na-Terra” e no Escalão C, a Escola Básica da Boavista (Sernande), com o projeto “Observar, Identificar, Conhecer… para a Natureza Respeitar e Proteger!”.

Inserido no Pilar de Intervenção municipal “Cidadania e Sustentabilidade”, o PIAS procura premiar os projetos candidatos que mais se destacam nas áreas de ambiente, sustentabilidade, economia circular e alterações climáticas promovidos pela comunidade educativa desde o pré-escolar até ao ensino superior.