EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
Procurar
EM DIRETO
Publicidade

Celorico de Basto apresentou programa “transporte a pedido”

O município de Celorico de Basto apresentou aos taxistas do concelho, o programa LIGA, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, que irá criar um serviço público de transporte complementar à rede regular de transporte rodoviário, em locais e horários.

Com esta medida preetende.se car resposta às necessidades da população, proporcionando transporte à chamada, onde a oferta é insuficiente.

A autarquia destaca que o “projeto LIGA é uma iniciativa da CIM-TS, que após as experiências bem-sucedidas nos concelhos de Baião, Cinfães e Resende, avança para uma nova fase, no início de 2024, no concelho de Celorico de Basto”.

O município recorda que o “transporte à chamada é uma solução de transporte que tem vindo a ser implementada em vários países europeus, dando resposta a problemas de mobilidade existentes nos territórios de baixa-densidade”.

O projeto Liga irá funcionar articulando a “rede de operadores locais e a rede de transportes públicos existente, fazendo uso de uma aplicação móvel, que permitirá aos utilizadores solicitarem transporte para as suas deslocações essenciais, nomeadamente para tratar de questões relacionadas com a saúde”.

“Os operadores inscritos no projeto irão receber as solicitações através de aplicação informática ou por marcação telefónica, efetuadas no dia anterior e terão a liberdade de aceitar ou recusar o serviço”, refere o município que declara que o “programa foi bem recebido pelos taxistas a operar nos vários pontos do concelho, avançando-se agora para uma fase de adesão por parte destes profissionais, de forma a construir uma rede concelhia que permita a sua operacionalização”.

Citado em comunicado, o presidente da autarquia, José Peixoto Lima, destacou a “importância dos taxistas na implementação deste programa, que pretende, de uma forma revolucionária, melhorar a mobilidade da população do concelho, proporcionando um serviço de transporte acessível e eficiente, que poderá resultar também no reforço da atividade para os taxistas, numa fase em que o setor se debate com vários problemas”.

Fotografias: DR

“Acreditamos que o programa LIGA promove uma gestão mais eficiente dos recursos financeiros afetos aos transportes e irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes do concelho, facilitando as suas deslocações, de forma segura e fiável, dando resposta a um problema que há muito preocupa e dificulta a vida das pessoas”, disse.

 

As pessoas vão passar agora a fazer as suas deslocações nos horários pretendidos, pagando o custo do bilhete em carreira pública, com um pequeno acréscimo, suportando a autoridade de transportes o restante valor a pagar aos operadores locais de transporte que adiram a este programa.

O programa LIGA estará em funcionamento no concelho de Celorico de Basto a partir de do início de 2024 e será alvo de uma ampla divulgação envolvendo as juntas de freguesia e diversos serviços da câmara municipal, de forma a garantir a informação e devidos esclarecimentos à população.

A apresentação foi realizada pelo presidente da Câmara Municipal, José Peixoto Lima e pela vereadora Maria José Marinho numa reunião que contou com os esclarecimentos técnicos prestados pelo engenheiro Jorge Jesus, em representação da Equipa Multidisciplinar de Transportes e Mobilidade Sustentável.

 

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade