O fotógrafo António Cunha é o grande vencedor da oitava edição do prémio, que tem o Acácio Lino como tema, sendo que o júri premiou, ainda, António Tedim e Paulo Fernandes, com o segundo e terceiro lugares, respetivamente. Foram distinguidos com menções honrosas os fotógrafos Abílio Mendes, Fernando Fortes e João Vaz.
A cerimónia de entrega de prémios e a inauguração da exposição, composta pelas 18 fotografias premiadas, terá lugar no próximo dia 2 de dezembro, pelas 15h30, no Salão Nobre da União de Freguesias de Amarante (S. Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão.
Este concurso foi promovido pela União de Freguesias de Amarante (S. Gonçalo), Madalena, Cepelos, e Gatão e pela Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto.
Américo Paulo Ribeiro, presidente da Junta da União de Freguesias de Amarante, parceira da iniciativa desde a primeira edição, salienta a qualidade das fotografias a concurso “e a forma como, através da fotografia se homenageia os ilustres amarantinos, a nossa cidade e o nosso concelho”.
Já Verónica Pinto, presidente da direção da Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto, destaca o carácter único do prémio, sublinhando que “só em Amarante, território fértil em ilustres personalidades ligadas às artes, seria possível conceber um prémio que, através da fotografia, distinguisse um ilustre amarantino, mas também o próprio concelho, já que o regulamento de participação prevê que pelo menos uma das fotografias seja sempre realizada num cenário amarantino”.
Recorde-se que as fotografias vão ficar expostas a partir do dia 2 de dezembro.