No âmbito do mês da prevenção contra o cancro da mama, a Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa desafiou a comunidade do Tâmega e Sousa a juntar-se ao movimento “Outubro Rosa”, promovendo várias iniciativas solidárias.
A Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo destaca que à semelhança dos anos anteriores, o objetivo das várias atividades passou por “consciencializar a comunidade para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama”, tendo promovido, no dia 14 deste mês, em conjunto com o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, através do Serviço de Cirurgia II, uma caminhada, que contou com a participação de 183 pessoas.
A caminhada teve início junto ao Hospital Padre Américo e término no Parque da Cidade de Penafiel, onde foi realizada uma aula de zumba. O vídeo produzido no decorrer da ação superou as 35.000 visualizações.
Refira-se que durante o mês de outubro, a “cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com esta doença, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação na área do cancro da mama”.
Mas nem só associações ligadas à saúde é que se associaram à causa. Também o FC Boelhe participou na campanha de sensibilização junto da comunidade para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.
A Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa recorda que o cancro da mama é o “mais frequente em Portugal e em todo mundo”, sendo mais frequente nas mulheres. Adiantando que “se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%.
A prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida da mulher”.