O atleta Augusto Pinto Oliveira participou no Ultra Mirage 100km, que teve lugar no deserto do Saara, tendo concluído a prova em 16h e 55 minutos.
O atleta português, natural do Vale do Sousa, mais concretamente de Paredes, afirmou que “inicialmente a minha ambição era correr a prova em menos de 12h e 10 minutos, o que não aconteceu, pois devido a constrangimentos gástricos o que originou uma desidratação entre o km 30 e 50, o que me fez reconsiderar o meu objetivo, e passei ao plano B, tentar terminar a prova, com o menos danos possíveis”.
E nesta prova os obstáculos foram surgindo tendo, Augusto Pinto Oliveira, assinalado que “devido às minhas condições físicas e psicológicas, várias vezes pensei em desistir e pedir ajuda médica, mas como a palavra desistir não faz parte do meu dicionário há muito tempo, fui resistindo, ao forte vento que nos primeiros kms travava o ritmo da corrida e ia gastando energia que alguns kms à frente era necessária, as altas temperaturas muitas vezes a rondar os 45° a areia muita fina que iam dificultando a progressão”.
Ainda assim o atleta afirma que “entre os kms 70 e 80 fui-me recompondo e recuperando forças físicas e anímicas, lentamente fui subindo na classificação, ao Km 80 ocupava o 14º lugar do escalão e 53° da geral, no final terminei em 9° do escalão e 39 da geral”.
Augusto Pinto Oliveira, sublinha que “fui o 5° atleta luso a participar nesta prova, e ambicionava ser o atleta português com melhor tempo de prova, mas apesar de todas as dificuldades fico com o segundo lugar de atleta luso mais rápido. Mas com orgulho sou o primeiro atleta do Vale do Sousa e do Norte do país a participar neste grande desafio”.