Procurar
Publicidade

Baião vai apostar na recolha de biorresíduos

A Câmara Municipal de Baião vai apresentar, no dia 26 de outubro, pelas 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o projeto de Gestão de Biorresíduos sob o lema “O Resto No Lugar Certo”.  

De acordo com a autarquia, trata-se de “uma campanha de recolha seletiva de biorressíduos (restos de comida), incentivando a maximização e valorização deste recurso que permite a produção de biogás e de composto orgânico para fertilização dos solos, além de diminuir a quantidade de resíduos enviada para aterro”.   

Sobre o projeto a implementar no concelho na sequência da aprovação da candidatura do município ao Fundo Ambiental, no âmbito do Programa de Apoio à Elaboração de Estudos Municipais para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha de Biorresíduos, o vereador do pelouro do Ambiente, Henrique Ribeiro, sublinhou que “é mais um passo importante, em linha com as políticas ambientais e de sustentabilidade do concelho, rumo a um futuro cada vez mais verde. No caso dos biorresíduos, ao fator ambiental acresce o económico, aproveitando-se para rentabilizar os resíduos na produção de energia e de fertilizantes orgânicos 100% naturais, além de diminuirmos a deposição em aterro. Todos temos a ganhar. Por isso, estou certo de que os baionenses darão uma resposta positiva”. 

O município vai oferecer aos baionenses um balde ou contentor para facilitar a separação, “fazendo a divulgação do modo correto de contribuir – separando a comida deixada no prato, comida fora de prazo de validade, restos da confeção das refeições (cascas de ovos, legumes, fruta, saquetas de chá, borras de café…). Em pontos específicos do concelho, junto aos aglomerados populacionais, serão instalados novos contentores onde deverão ser depositados os biorresíduos, com recurso a um cartão de acesso disponibilizado pela autarquia”.    

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade