Baião apresentou projeto de gestão de biorresíduos

A Câmara Municipal de Baião apresentou publicamente o projeto de Gestão de Biorresíduos sob o lema “O Resto No Lugar Certo”, tratando-se de uma campanha de recolha seletiva de biorresíduos, com incentivo à maximização e valorização do recurso na produção de biogás e de composto orgânico para fertilização dos solos, apostando na diminuição da quantidade de resíduos enviada para aterro. 

 

O vereador com o Pelouro do Ambiente, Henrique Ribeiro, frisou as vantagens da campanha “alinhada com as políticas ambientais e de sustentabilidade do município e enquadrada com a classificação como Destino Turístico Sustentável”. 

 

O autarca sublinhou a conjugação de fatores, “todos eles positivos, o ambiental, o económico, e o contributo para um futuro cada vez mais verde e saudável para o planeta, devendo, também por isso, por respeito pelas gerações vindouras merecer a nossa melhor atenção e empenho”.  

O município de Baião vai distribuir equipamentos “para facilitar a separação, divulgando o modo correto de contribuir, separando a comida deixada no prato, comida fora de prazo de validade, restos da confeção das refeições (cascas de ovos, legumes, fruta, saquetas de chá, borras de café…). Para o efeito, em pontos específicos do concelho, junto aos aglomerados populacionais, serão instalados novos contentores onde deverão ser depositados os biorresíduos, apenas com acesso digital através de um cartão disponibilizado pela autarquia. Em localidades onde as habitações são mais dispersas, será promovida a compostagem e serão distribuídos compostores”