A Casa da Terra, em Celorico de Basto, inaugurou a exposição “Anne Frank – uma história para hoje” que estará patente ao público até ao próximo dia 10 de novembro. A abertura oficial decorreu com a apresentação do projeto a cargo dos alunos do 9º ano e do 12º ano do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto e dos alunos do Agrupamento de Escolas de Mondim, onde esteve até então a exposição.
Esta é uma exposição atual que “incide na preocupação pelos direitos humanos e pela democracia, numa altura especialmente preocupante tendo e conta o que se passa no mundo” disse José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.
José Peixoto Lima sublinhou que “enquanto autarca é com regozijo que vejo esta exposição em Celorico depois de estar aqui nos nossos vizinhos, uma espécie de intercâmbio que permite também fomentar as nossas relações de cooperação e parceria. Trata-se de um projeto nobre sobre uma matéria extremamente importante e que permite aos nossos jovens um conhecimento pessoal de uma parte da história. Fomenta o seu pensamento crítico e cívico, mas sobretudo incita a que estejam sempre e devidamente informados”.
Esta exposição está inserida num projeto de âmbito nacional e que resulta numa parceria entre Embaixada dos Países Baixos, a Anne Frank House, a Associação Comunidades que Florescem e a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti.
A exposição estará, até dezembro de 2024, a percorrer as escolas do norte de Portugal. Em Celorico de Basto, na Casa da Terra, estará patente até ao próximo dia 10 de novembro, direcionada às escolas e a toda a comunidade.