O Município de Alijó vai implementar um projeto-piloto de Compostagem Comunitária, e que tem o objetivo “de sensibilizar a população para a separação e reaproveitamento dos biorresíduos (resíduos biodegradáveis de jardinagem, resíduos alimentares não cozinhados, entre outros), evitando que sejam encaminhados para os contentores de resíduos indiferenciados”, refere a autarquia.
Numa primeira fase, este projeto-piloto será implementado nas freguesias de Alijó, Favaios e Sanfins do Douro, “onde já foram instalados compostores comunitários. Serão ainda promovidas ações de formação presenciais nas três freguesias, destinadas a todos os interessados em aderir ao projeto”, adianta a autarquia.
A adesão inclui a entrega gratuita de um kit de compostagem que inclui um balde para deposição dos biorresíduos e a possibilidade de utilização do composto final.
“O objetivo desta formação é garantir que a compostagem é realizada de forma adequada e que todos os intervenientes tenham conhecimento dos tipos de resíduos existentes, quais os indicados para a compostagem e como devem ser distribuídos nos compostores”, sustenta a autarquia.
“O Município de Alijó tem como objetivo geral aumentar o contributo da população para o desvio dos biorresíduos do aterro, recorrendo ao aproveitamento destes para compostagem. Alcançar este objetivo irá valorizar o território e os seus recursos, permitindo que os biorresíduos possam ter uma vida útil maior. Este projeto-piloto resulta de uma candidatura ao programa RecolhaBio, financiado pelo Fundo Ambiental”.