O valonguense Roberto Ferreira é um dos atletas que irá disputar as duas corridas mais aguardadas da elite masculina da Taça de Portugal de XCO, a contar para a quinta e última prova da Taça de Portugal de XCO Credibom, que terá lugar na vila de Avis.
A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca que esta vila vai ser o palco de todas as decisões da Taça de Portugal de cross-country olímpico já este domingo, 24 de setembro.
Logo às 9h, partem cadetes masculinos e femininas, e às 10h15 correm juniores masculinos e femininas, elites femininas, sub-23 femininas e masters femininas (W30, W40, W50).

Às 12h30, competem os masters masculinos de 30, 40, 50 e 60, bem como paraciclismo D. O programa termina com a corrida de elites e sub-23 masculinos, às 14h30.
As duas corridas mais aguardadas serão as da elite masculina e feminina, onde o título continua em aberto.
Entre os masculinos, Mário Costa lidera com 122 pontos, seguido de Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos), com 111, Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB), 106, e João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), 90.
Nos sub-23, João Cruz tem o título encaminhado, mas Tomás Frazão e Diogo Neves (Guilhabreu MTB) ainda o podem alcançar.

A federação declara que “na elite feminina, a luta será entre Ana Santos (X-Sauce Factory Team), líder atual com 119 pontos, Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) e Lara Lois (RG Bikes Scott Team), com 105, Joana Monteiro, com 100, e Maaris Meier, com 90 (Korpo Activo/Penacova). Ana Santos, de resto, já garantiu o título entre as sub-23 femininas, onde falta apenas definir o pódio final”.
“Há ainda muito por decidir nas 16 categorias em prova, bem como na classificação por equipas, na qual o Guilhabreu MTB, líder com 135 pontos, e o AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, segundo com 122, vão disputar o título da Taça de Portugal”, acrescenta a federação.